Foto: TVBV
Candidato participou de sabatina no Band Cidade SC e detalhou ao TVBV Online as propostas de seu plano de governo
Nesta quarta-feira (04), o candidato à Prefeitura de Florianópolis pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Dário Berger, detalhou suas propostas em entrevista ao TVBV Online. Natural de Bom Retiro, é formado em Eletrotécnica e em Administração de Empresas, com especialização em Recursos Humanos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Em sua trajetória política, começou como diretor de pessoal e presidente da Comissão Municipal de Esportes de São José. Dário foi eleito vereador em 1992 e, posteriormente, prefeito de São José em dois mandatos consecutivos. Sua carreira em Florianópolis também foi marcada por dois mandatos como prefeito, entre 2005 e 2012, e oito anos como senador, eleito em 2014.
Nestas eleições, Dário e sua vice, Maria Cláudia (União Brasil), propõem a construção de trapiches e marinas em diversas regiões da cidade, a criação de um hospital/maternidade no Norte da Ilha, e a introdução de cursos de programação e robótica desde o ensino fundamental, com o objetivo de preparar os jovens para as demandas tecnológicas futuras.
A entrevista completa, onde Dário detalha mais sobre essas e outras propostas, pode ser conferida abaixo:
O que te levou a desejar reassumir o comando da Prefeitura de Florianópolis?
Dário: Eu já fui Prefeito de Florianópolis duas vezes e não posso aceitar que a capital de Santa Catarina esteja nas atuais condições. Vejo problemas que haviam sido solucionados há mais de dez anos voltarem, como o caso das filas na saúde e o sucateamento da estrutura. É inadmissível que gestantes precisem sair de Florianópolis para dar a luz em Biguaçu, ou exames de alta complexidade sejam agendados para 2030, por exemplo. Temos um grave e alarmante problema social com as pessoas em situação de rua, isso eu já resolvi no passado e sei como fazer agora. Na infraestrura viária nós somos o patinho feio das capitais, o trânsito é caótico.
Qual é a primeira medida que você pretende implementar em sua nova gestão?
D: Tenho dito em todos os lugares que minha prioridade será colocar Florianópolis de volta nos trilhos do desenvolvimento. E para isso vamos precisar de mudanças drásticas na administração municipal, a começar pelo corte de cargos comissionados. Atualmente, somente no gabinete do prefeito são 101 cargos de confiança. Temos uma máquina pública inchada e ineficiente.
Quais são as prioridades do seu plano de governo?
D: Nosso plano de governo foi construído para devolver o desenvolvimento de Florianópolis em sua totalidade, por isso, temos projetos especiais e preferenciais por região. Além disso, outras prioridades como a construção da nova sede da prefeitura, o que diminuirá substancialmente os gastos com aluguel (cerca de R$ 1 milhão ao mês atualmente) e a valorização do servidor público são ações que pretendem equilibrar as contas públicas e trazer dinamismo e celeridade na administração municipal. Na saúde, a reforma das UPA’s e policlínicas e a construção uma maternidade no Sul da ilha e outra no norte da ilha são prioridades.
Há algum projeto da atual gestão que você levaria adiante?
D: A gestão do Topázio não tem nenhum projeto próprio a não ser um hospital feito em prédio que vai custar mais de 50 milhões ao município só de aluguel. Eu fui pioneiro no Brasil com as Policlínicas, sou a favor de equipamentos municipais completos. Mas feitos com responsabilidade fiscal e pertencentes ao município. Esse modelo atual é eleitoreiro e suspeito, já que o próprio Ministério Público estranhou o contrato, feito com uma empresa criada um mês antes e sem nenhum histórico ou experiência no ramo. Portanto, dessa administração que endividou a cidade eu não tenho nada a seguir. Agora da administração do último prefeito, o Gean, eu vou seguir vários projetos. Os principais são as Escolas do Futuro, Bairro Educador, Alô Saúde e dar sequência na medida das necessidades aos engordamentos de praia.
Se eleito, qual notícia você gostaria que fosse destaque no TVBV Online no seu último dia de gestão?
D: Depois de 16 anos, Dário mais uma vez ZERA as filas de exames de especialidades no município de Florianópolis e ZERA a espera por vagas em creches e no ensino infantil. Levando novamente Florianópolis a ter as melhores saúde e educação públicas entre as capitais brasileiras
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Veja também a entrevista do candidato no Band Cidade SC: