15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Em Lages, governador empossa novos diretores da rede estadual

Em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, o governador Jorginho Mello empossou os mais de mil novos diretores eleitos / Fotos: Roberto Zacarias/Secom

O governador Jorginho Mello (PL), esteve em Lages nesta quarta-feira (31). Em evento na cidade, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação, de as boas-vindas aos novos gestores das escolas da rede estadual de ensino, escolhidos pelo voto da comunidade, recentemente. Ao todo, são 1046 novos diretores que vão permanecer no cargo pelos próximos quatro anos. Segundo Jorginho, é mais um passo dado na busca de reaproximar as famílias e as escolas estaduais de Santa Catarina.

Escolha dos novos diretores

O processo de escolha dos novos gestores teve uma importante novidade: o quórum mínimo eleitoral, que buscou estimular a participação da comunidade escolar, especialmente das famílias, tornando o processo mais democrático. Além disso, a data da votação foi estendida para dois dias, sendo um deles o domingo, possibilitando que aqueles pais ou responsáveis que trabalham em dia letivo pudessem votar tranquilamente na data que não atrapalhasse sua agenda de trabalho. Os resultados deste processo surtiram efeitos positivos: mais de 54% das escolas atingiram o quórum mínimo eleitoral.

Planos de Gestão Escolar

Os diretores empossados irão atuar no quadriênio 2024 – 2027, quando colocarão seus Planos de Gestão Escolar em prática. Os trabalhos serão acompanhados pela SED por meio de indicadores que irão avaliar desde o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes até a estrutura do ambiente escolar. A cerimônia contou também com a presença de representantes da Comissão Estadual de Gestão Escolar e das 37 Coordenadorias Regionais de Educação.

Gente nova assume mandato na Alesc

Deputado Daniel Cândido / Foto: Solon Soares/Agência AL

Assumiu na terça-feira (30), em ato realizado na presidência da Casa, o suplente, Daniel Cândido (Podemos), como deputado estadual na Assembleia Legislativa. Por 30 dias, ele ocupará a cadeira de Camilo Martins (Podemos), que se licenciou para tratar de interesses particulares. Ex-prefeito de São João Batista, Daniel sinalizou algumas de suas expectativas enquanto ocupará o cargo de deputado estadual. Conforme disse, durante esses 30 dias, vai buscar realizar o que almejou em sua candidatura, ou seja, atuar nas pautas das regiões e municípios que representa. Carrega como bandeira, a área da assistência social.

Hang e Lojas Havan condenados pela Justiça do Trabalho de SC

Empresário Luciano Hang – Foto: Facebook

O envolvimento direto do empresário Luciano Hang no pleito eleitoral passado, está custando caro a ele. Tem sido alvo da justiça em inúmeras situações. Agora, a Justiça do Trabalho de Santa Catarina o condenou por assédio eleitoral durante o pleito de 2018. A decisão judicial publicada na última semana atende pedido feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e determina o pagamento de indenização, a título de dano moral coletivo, no valor de R$ 1 milhão, e de R$ 1 mil por dano moral individual, para cada empregado da Havan com vínculo até o dia 1º de outubro de 2018. Em nota, Hang classificou a condenação como “descabida e ideológica”, a decisão de primeira instância da Justiça do Trabalho em Florianópolis. Nega ter cometido tais irregularidades e disse que irá recorrer da decisão.