6 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Economia

Empresários do varejo começam 2026 com desconfiança, diz pesquisa da Fecomércio

Imagem: Divulgação
Entidade diz que cenário atual da economia, impulsionado pelos juros altos, é o principal fator

O início do ano de 2026 tem sido de desconfiança para os empresários catarinenses do setor varejista. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado e calculado pela Fecomércio em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), teve uma queda de 0,3% no mês de janeiro e chegou a 103,3  pontos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Apesar da diminuição ser baixa em relação a dezembro, a redução em comparação com janeiro é mais alarmante. Neste mesmo mês em 2025, o ICEC era 7,2% maior. Já em fevereiro de 2020, logo antes da pandemia da Covid-19, o índice era 24% mais elevado. Segundo Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio-SC, essa desconfiança se deve às condições atuais da economia, especialmente em razão do cenário de juros altos. Apesar disso, ele vê o ano de 2026 como promissor em razão da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e da perspectiva da queda dos juros.

“A cautela dos empresários é compreensível. Apesar de 2025 ter sido um ano positivo, com crescimento consistente, houve uma desaceleração no segundo semestre em razão do impacto dos juros altos. Ainda assim, a Fecomércio SC avalia que o contexto atual é mais favorável, com inflação mais controlada e perspectiva de redução da taxa Selic. A expectativa é de melhora do índice ao longo do ano”, afirma Dagnoni. No entanto, o fato de ser um ano eleitoral pode trazer uma instabilidade.

Os subindicadores do ICEC reforçam essa avaliação. O índice que mede a percepção sobre as condições atuais da economia brasileira está em 69,4 pontos — valores abaixo de 100 indicam pessimismo. Já o índice de expectativas, que reflete a visão de futuro, atinge 133,1 pontos, enquanto o indicador de investimento marca 107,5 pontos.

           

             

Homem morre esmagado por cabine de caminhão no Oeste catarinense

Vítima estava realizando trabalho de manutenção no motor, quando estrutura caiu sobre ele

Um acidente de trabalho trágico matou um homem na tarde desta quinta-feira (5) no Oeste de Santa Catarina. A vítima, identificada como Osmar Gonçalves da Silva, o “Magrão”, de 55 anos, estava realizando a manutenção do motor do veículo quando a estrutura cedeu e a cabine caiu sobre ele, que morreu esmagado.

Continue lendo