Grupo do Litoral Norte de SC é investigado na 2ª fase da Operação Packing List
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou nesta sexta-feira (30) a segunda fase da operação que tem como alvo duas empresas de logística investigadas por sonegar aproximadamente R$ 100 milhões em impostos, lavagem de dinheiro e outros crimes tributários.
A Operação Packing List II cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Balneário Camboriú, no Litoral Norte. A ação apreendeu todos os aparelhos e equipamentos tecnológicos do grupo investigado. O objetivo é encontrar conteúdo, sistemas e aplicativos que revelem o funcionamento do esquema criminoso.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
As buscas tiveram apoio da Fazenda Pública Estadual de Santa Catarina por se tratar de prováveis ilícitos administrativos, fiscais e penais, incluindo a falsidade ideológica no registro de endereço de empresas e a possível ocultação de receitas e patrimônios.
A Operação Packing List ocorre em sigilo e é conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça de Tijucas e pela 11ª Promotoria de Justiça de Itajaí, que atua no combate aos crimes contra a ordem tributária no Litoral Norte catarinense.
Primeira fase
A primeira fase foi deflagrada no último dia 13 de fevereiro e cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra as empresas investigadas. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o grupo é suspeito de transportar e comercializar mercadorias sem o fornecimento obrigatório de notas fiscais, com o objetivo de reduzir a carga tributária paga ao Estado. Esses valores e os bens adquiridos com eles eram ocultados com lavagem de dinheiro.
Ela recebe esta denominação pois o termo packing list faz referência a um importante documento usado por transportadoras para descrever detalhadamente os itens que estão sendo transportados, incluindo quantidades, pesos e volumes. O porte desse documento é fundamental para garantir a organização e o controle no processo de logística e transporte de cargas.
Homem é preso por ataque com machadinha após discussão na internet
Suspeito de tentativa de homicídio tem extensa ficha criminal
Um homem de 32 anos foi preso na tarde desta quarta-feira (28) após atacar com golpes de machadinha um homem com quem teve uma discussão na internet. O crime ocorreu no último dia 20 de maio em Blumenau, no Vale do Itajaí.