5 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Empresas no Oeste são investigadas pelo tráfico de 10 toneladas de droga

Foto: Polícia Civil (PCSC)
Suspeito de liderar esquema foi preso em avião no Aeroporto de Guarulhos e teve R$ 25 milhões bloqueados

Quatro empresas em cidades do Oeste de Santa Catarina entraram na mira da Polícia Civil (PCSC) nesta sexta-feira (5) no âmbito da investigação sobre a responsabilidade pelo transporte de uma carga de 10 toneladas de maconha, apreendidas em junho deste ano. Uma pessoa foi presa e R$ 25 milhões foram sequestrados pela Justiça.

A operação “Nevoeiro”, conduzida pela Delegacia de Repressão às Drogas da DEIC com apoio do SAER-Fron, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Xanxerê, Chapecó, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes. O principal investigado, suspeito de liderar a associação criminosa, foi preso pela Polícia Federal dentro de um avião ao pousar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Além disso, a Justiça autorizou o sequestro de valores nas contas dos investigados e de quatro empresas. Os indícios apontam que essas empresas – do ramo de postos de combustíveis e transportes, localizadas em Xanxerê e Faxinal dos Guedes, assim como um bar sertanejo inaugurado há poucos meses no Centro de Chapecó – foram criadas para lavar dinheiro e ocultar a origem dos valores obtidos com o tráfico de drogas.

Cinco pessoas já foram presas no âmbito da investigação. A ação apura os crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, dinheiro em espécie e quatro veículos, que darão base para a continuidade das investigações.

Maior carga de droga apreendida em 2025

O carregamento da droga foi apreendido na noite do dia 13 de junho na BR-282, no Meio-Oeste catarinense, sendo transportado em dois caminhões. O primeiro deles foi parado no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Joaçaba. O motorista obedeceu, mas conseguiu fugir para uma área de mata.

Foto: PMRv

Já o segundo caminhão foi encontrado pela Polícia Militar (PMSC) em Campos Novos, estacionado sem nenhum ocupante e sem a chave. Em vistoria, mais uma grande carga de droga foi encontrada. Somadas as cargas, 10 toneladas de maconha foram apreendidas, resultando na maior apreensão de entorpecentes do ano em Santa Catarina

Em área próxima, os policiais encontraram um Chevrolet Onix parado na beira da rodovia. Três homens, dois com 24 e outro com 42 anos de idade, foram presos. Dois deles admitiram estar fazendo o papel de batedores para a carga desde Foz do Iguaçu (PR) e que o destino da maconha seria a região de Florianópolis. O terceiro foi identificado como motorista do caminhão que estava abandonado.

           

             

Grave colisão deixa caminhonete ‘achatada’ na BR-282

Automóvel colidiu contra carreta; motorista morreu na hora

Um homem de 34 anos, identificado como Cleiton Rosin, morreu na tarde desta quinta-feira (4) em um grave acidente na BR-282 em Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. A vítima dirigia uma caminhonete Chevrolet S10, que colidiu contra uma carreta.

Continue lendo