23 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Política

Empresas poderão adquirir créditos de cooperativas de reciclagem

Foto: SECOM
Novo decreto tira a obrigação das empresas de reciclar diretamente os resíduos gerados

Um novo decreto assinado pelo governador Jorginho Mello e pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e de Economia Verde, Emerson Stein nesta terça-feira (22) traz inovações para o sistema de logística reversa do estado. O objetivo é facilitar o processo de reciclagem de resíduos gerados e ainda aumentar a renda de cooperativas de reciclagem através da aquisição de créditos por parte das empresas produtoras.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O setor produtivo, conforme determinado pela Política Nacional de Logística Reversa, é o agente responsável pelos resíduos que produz e deve comprovar o encaminhamento das embalagens colocadas no mercado para a reciclagem.

Com a nova determinação estadual, empresas que geram resíduos plásticos em sua linha de produção não precisam montar uma operação de reciclagem própria. A obrigação ambiental agora pode ser cumprida ao comprar créditos de cooperativas de reciclagem.

Ou seja, uma empresa que gera 1 tonelada de resíduos plásticos por ano repassa o lixo à cooperativa, que por sua vez gera um crédito de reciclagem equivalente a essa quantidade. Com a reciclagem feita, a empresa compra o crédito da cooperativa e consegue comprovar que compensou seu impacto ambiental.

O decreto atualiza a legislação estadual relacionada à Gestão de Resíduos Sólidos (Logística Reversa), estabelecendo os novos requisitos do sistema de Créditos de Reciclagem.

“Essa foi uma iniciativa construída a quatro mãos contando com o apoio da Fiesc. Estamos garantindo uma renda a mais para as pessoas envolvidas com a reciclagem além de contribuir com o meio ambiente, tirando do lixo essa parte de resíduos que são reciclados”, destacou o governador.

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina, Emerson Stein, a determinação também vai impulsionar oportunidades de emprego no setor de reciclagem.

“Além da sua extrema relevância para o meio ambiente, ao reduzir o descarte de materiais ainda valiosos para o setor produtivo, também vai impulsionar oportunidades de emprego e renda para os agentes que atuam na cadeia de reciclagem em Santa Catarina, como empresas e cooperativas e associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis”, declarou o secretário.

           

             

Corpo de Preta Gil será velado nesta sexta-feira no Rio

Cerimônia será aberta ao público

O corpo da cantora Preta Gil será velado na sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. De acordo com comunicado da família nas redes sociais, a cerimônia será aberta ao público das…

Continue lendo