O trabalho dentro do Governo do Estado é de total mobilização. No sábado à noite, o governador Jorginho Mello, na sede da Defesa Civil juntou o secretariado para avaliar a situação e atualizar as informações sobre os impactos das chuvas, além de alinhar as ações no auxílio dos municípios. O entendimento é de que o evento climático ainda prossegue em Santa Catarina, e as pessoas precisam estar alertas quanto a isso. Portanto, de parte do Governo, a mobilização também permanece total no trabalho de reconstrução dos municípios e da infraestrutura rodoviária atingida. Segundo o Governador, não haverá esmorecimento até que todos os problemas estejam resolvidos e que os catarinenses estejam em segurança. (Foto: Roberto Zacarias/Secom)
Relatório da Defesa Civil
Permanece em 144 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 04 de outubro no estado. Os dados estão no relatório da Defesa Civil divulgado no fim da tarde deste domingo, 15. São 126 os municípios que emitiram decretos de situação de emergência. A Defesa Civil mantém vigente um alerta de Atenção Meteorológica para temporais e chuva intensa e volumosa entre esta segunda, 16, e terça-feira, 17 de outubro.
Reflexos políticos na passagem de Bolsonaro por SC
Ainda segue repercutindo a passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro por Santa Catarina, semana passada, mais precisamente por Chapecó e Blumenau. Nos bastidores, o comentário gira em torno do futuro apoio do ex-presidente, bem à frente, nas eleições ao Governo do Estado. Uma bobagem discutir essa questão agora. É cedo demais para qualquer antecipação nesse ponto. O foco se volta mesmo para as eleições municipais. Em Chapecó, João Rodrigues (PSD) é candidatíssimo à reeleição. O que poderá evidenciar uma “briga” política entre o prefeito e o governador Jorginho Mello, será a ocasionalidade do apontamento de um nome do Partido Liberal para contrapor no pleito. Houve quem dissesse que o assunto nem mesmo foi cogitado, e que não passou de boato, para apenas “queimar” o prefeito de Chapecó. E mais, de que ele poderia deixar trocar o PSD pelo PL, o que daria muito o que falar.
“Poderio” de Eron Giordani
O comando do PSD em Santa Catarina é hoje de Eron Giordani. O que não fecha é o distanciamento dele do Partido Liberal, exatamente onde se enquadra o ex-presidente Jair Bolsonaro, muitíssimo amigo de João Rodrigues (PSD). Todo esse atrelamento entre ambos tem intrigado a ala pedessista, e isso é fato. No lado do PL a questão também é discutida, o que abre chance para que João Rodrigues migre para o lado liberal. Outros fatores envolvem o dirigente do PSD, e que corroboram para complicar o clima dentro do próprio PSD. Afinal, a antecedência de Eron Giordani, por ter sido gestor de importante pasta no governo de Carlos Moisés (Republicanos) e também por ter sido candidato à vice de Gean Loureiro (UB), são complicadores que não passam despercebidos, além de outros fatores políticos que tiram a aproximação de Eron com o próprio Bolsonaro, sem falar das divergências com João Rodrigues pelo firme envolvimento com o ex-presidente. Dentro do PL, as lideranças querem distância do presidente do PSD.
Décio Lima e o Sebrae
O blumenauense Décio Lima, hoje presidente nacional do Sebrae, acompanhou a visita dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, semana passada, em Blumenau. Por ser da região, o dirigente do Sebrae mostrou muita preocupação também com os pequenos empresários atingidos pela cheia do Rio Itajaí-Açu, e em outras regiões. Ao comentar com a imprensa, disse que eles terão também a atenção do governo, e do próprio Sebrae, especialmente acesso a recursos do fundo garantidor de crédito, ou seja, de subsídios que vão possibilitar a recuperação dos problemas causados pela enchente.
Cidadão Honorário de Treze Tílias
O governador Jorginho Mello recebeu neste domingo, 15, o título de Cidadão Honorário de Treze Tílias. A iniciativa foi aprovada pela Câmara dos Vereadores da cidade em 22 de setembro e teve como autor o vereador José da Rocha. O presidente da Câmara de Vereadores de Treze Tílias, Adriano Feilstrecker entregou o título ao governador, acompanhado de outros quatro parlamentares. Na ocasião o governador Jorginho Mello anunciou a liberação de R$ 3 milhões para a saúde do município de Treze Tílias. O dinheiro vai ser usado para reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento Municipal. A ação era um pedido antigo do prefeito da cidade, Rudi Ohlweiler. A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou da entrega do recurso.