11 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Entenda por que São Francisco do Sul tornou-se capital de SC

Foto: Alexandre Braga/Prefeitura de São Francisco do Sul
Município do litoral norte recebe o título todos os anos

O governador Jorginho Mello realizou nesta segunda-feira (11) a transferência da capital do Estado de Santa Catarina para o município de São Francisco do Sul, no Litoral Norte. A data celebra a criação da Capitania de Santa Catarina no ano de 1738, ressaltando a importância histórica da terceira localidade mais antiga do Brasil.

A transferência simbólica da capital do Estado para o município ocorre todo dia 11 de agosto, em razão da Lei 15.109 de 2010, de autoria do então deputado estadual Jorginho Mello. O local foi escolhido devido a sua relevância histórica, política e social, sendo o berço da colonização de Santa Catarina pelos portugueses, ainda em 1658.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A programação da solenidade nesta segunda-feira conta com a entrega de investimentos e a assinatura do contrato para a 1ª etapa da extensão da rede elétrica na Praia do Ervino, um avanço fundamental para a infraestrutura da região, garantindo mais qualidade de vida aos moradores e turistas.

A cerimônia também reservou um momento de homenagem especial, com a entrega do título de Cidadão Honorário de São Francisco do Sul, concedido pela Câmara de Vereadores, a três importantes personalidades: o governador Jorginho Mello, a senadora Ivete Marli Appel da Silveira e o Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior. A homenagem reconhece as contribuições de cada um para o desenvolvimento social, econômico e estratégico do município.

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

História da cidade

Ates dos portugueses, o berço da cultura catarinense era habitado por povos denominados “Sambaquianos”, que viviam adaptados ao ambiente estuarino. Depois, a região foi dominada pelos povos de etnia tupi-guarani, apelidados pelos colonizadores de “carijós” no litoral sul e parte do sudeste.

O primeiro relato da chegada de um navegador europeu é datado de 5 de janeiro de 1504, com a expedição do navegador francês Binot Paulmier de Gonneville a bordo do veleiro L`Espoir. O povoamento efetivo só aconteceu em 1658, a partir da vinda do vicentista Manoel Lourenço de Andrade, que trouxe famílias, agregados e escravos. Assim, em 1660 o povoado foi elevado à categoria de vila e, posteriormente, em 1665, tornou-se paróquia. A cidade, então, foi fundada pela Lei 249 de 15 de abril de 1847.

           

             

Homem sofre queimaduras graves em incêndio em Balneário Camboriú

Vítima foi resgatada em quarto de apartamento tomado por fumaça

Um homem foi resgatado com queimaduras graves pelo corpo de um incêndio que atingiu um apartamento em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O incidente foi registrado por volta das 3h20 desta segunda-feira (11), em um edifício na Rua 2300, na região central da cidade.

Continue lendo