Material voltou a aparecer após fortes ventos neste fim de semana; UFSC indica que fenômeno está relacionado à intervenção humana
Equipes de limpeza da Comcap estiveram na manhã desta segunda-feira (20) para realizar uma limpeza na superfície da Lagoa da Conceição, na região Leste da Ilha. O trabalho foi necessário para retirar uma espessa camada de espuma, que voltou a aparecer no local neste fim de semana. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a aparição do material se deu por conta dos fortes ventos registrados na capital nos últimos dias.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A espuma passou a ser uma preocupação da comunidade local na última semana, quando apareceu em algumas regiões da lagoa e se espalhou rapidamente. Pesquisadores da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) e do Instituto do Meio Ambiente afirmaram que não há nada de anormal e que a aparição era um fenômeno natural. Segundo eles, a formação do material é resultado da floração expressiva de microalgas, que, devido à grande disponibilidade de micronutrientes na água, tiveram essa reação.
Uma testagem da Universidade Federal de Santa Catarina contesta esse resultado. Segundo a pesquisa da UFSC, a formação da espuma tem relação com a poluição e é causada por algas potencialmente nocivas. O laudo aponta também que ela representa risco de mortalidade para diversas espécies marinhas, pois libera um muco pegajoso que bloqueia as brânquias e que eventualmente produz também toxinas, conforme os especialistas. Isso explica a grande quantidade de animais mortos boiando na superfície da água.
Essa poluição, conforme a pesquisa, está relacionada à presença de esgoto e ressuspensão de sedimentos que estavam no fundo da lagoa. O repórter Gabriel Phillipi, do programa SC Acontece, da TVBV, esteve na manhã desta segunda-feira (20) na Lagoa da Conceição e acompanhou o trabalho das equipes de limpeza.
Confira
Demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição tem início nesta segunda
Passagem de veículos aquáticos ficará interrompida pelos próximos dez dias no local
A demolição da antiga ponte da Lagoa da Conceição começou nesta segunda-feira (20). Essa obra requer atenção especial de quem atravessa o canal por meio aquático. Isso porque a passagem pelo trecho entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio ficará interrompida pelos próximos 10 dias. A interrupção, segundo a Prefeitura Municipal de Florianópolis, se deve à necessidade da colocação de balsas de apoio sob o “tabuleiro” (a laje superior correspondente à pista de rolamento) da ponte antiga para depósito do entulho resultante da demolição.