18 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Educação

Escolas e creches municipais de Florianópolis têm mais de 2 mil vagas disponíveis

Novo processo de matrículas e inscrições nas unidades educativas ocorre ainda em fevereiro

As escolas e creches da rede municipal de ensino em diversas regiões de Florianópolis ainda possuem vagas disponíveis para matrículas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) pela Prefeitura, que afirma que a disponibilidade ocorre por conta do número elevado de migrações diárias, como no Norte da Ilha. Ainda segundo a administração municipal, em casos de falta de vagas, as crianças são realocadas para a unidade mais próxima disponível.

Quanto à lista de espera em creches para 2024, a Secretaria Municipal de Educação informa que há 42 crianças nesta situação na educação Infantil. Porém, todas já são atendidas em uma vaga e aguardam para trocar de unidade. Existem também mais de 2 mil vagas ociosas à disposição das famílias.

Em 2023, valendo para o ano de 2024, as inscrições na educação infantil foram realizadas de 21 a 27 de setembro e o processo de matrículas no ensino fundamental ocorreu nos meses de novembro e dezembro. Desta forma, 15.499 crianças frequentarão os núcleos de educação infantil municipal (Neims) e 20.884 estudantes estarão com atividades em escolas do primeiro ao nono ano.

 

Novas matrículas para as vagas remanescentes em escolas

A Secretaria Municipal de Educação fixou o período de 20 a 27 de fevereiro para inscrições nas vagas remanescentes no ensino fundamental, englobando os anos iniciais e os anos finais. Há mais de 2 mil vagas à disposição da população. A primeira etapa deverá ser realizada pela internet e a segunda presencialmente pelos responsáveis pelos estudantes.

O sistema ficará disponível a partir das 10h do dia 20 de fevereiro, até as 12h do dia 27, pelo site da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

A segunda etapa do processo, que é obrigatória, deverá ser realizada com a validação da documentação junto à unidade educativa. Para conclusão do processo, os familiares deverão apresentar o original e fotocópia da documentação exigida até o dia 27 de fevereiro nos horários das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Pré-escola e creches

As novas matrículas e transferências na pré- escola, voltadas para crianças de 4 e 5 anos, ocorrerão a partir do dia 15 de fevereiro diretamente nas unidades educativas. Existem disponíveis mais de mil vagas.

Já as novas inscrições em creches, para crianças de até 3 anos de idade, serão feitas a partir de 19 de fevereiro. O processo será em duas etapas. A primeira etapa será realizada pelo site da Prefeitura e a segunda etapa diretamente nas unidades educativas com entrega de documentação. O sistema online ficará disponível ao longo do ano letivo.

Aumento da capacidade

Um prédio próprio para o Neim Pequeno Príncipe foi construído pela Prefeitura de Florianópolis na Areias do Campeche. A antiga sede, com apenas duas salas, atendia 63 crianças. Agora, em 10 salas, poderá receber aproximadamente 245 crianças, o que corresponde a um aumento de 288% em sua capacidade de servir a população.

Outra unidade educativa, o Neim do Red Park, no Rio Vermelho, será finalizado ainda no primeiro semestre deste ano, também com capacidade para atender mais de 200 crianças. A capacidade da Escola do Red Park terá será expandida para 600 estudantes.

No ano passado, foi construída uma escola em tempo recorde no Rio Vermelho: apenas 42 dias. Projetado para atender 1.200 crianças e adolescentes, a EBM Darcy Ribeiro tem 18 salas de aula, biblioteca, sala Informatizada, laboratório de ciências e sala multimeios, além do espaço externo, que conta com parquinho.

 

Fotos: PMF/Divulgação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação