21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Espaço Cruz e Sousa é inaugurado em Florianópolis

A Praça XV de Novembro, ponto turístico da Capital, inaugurou mais um espaço de valorização da cultura: A Casa de Literatura Catarinense: poeta Cruz e Sousa. O ambiente que irá proporcionar literatura para a população catarinense, faz homenagem ao poeta nascido na antiga Desterro, Cruz e Sousa.

Ele foi o precursor do movimento simbolista no Brasil com a publicação das obras “Missal” (prosa) e “Broquéis” (poesia) em 1893. É patrono da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira número 15. Ao lado de Alphonsus de Guimaraens, o escritor é um dos mais importantes poetas do simbolismo no país.

Biografia de Cruz e Sousa

João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, na cidade catarinense de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis). Filho de ex-escravos, estudou no Liceu Provincial de Santa Catarina, tendo a educação patrocinada por uma família de aristocratas, os antigos proprietários dos pais. Desde pequeno, tinha inclinação para as artes, língua e literatura. Em Santa Catarina, trabalhou como escritor e diretor do jornal abolicionista “Tribuna Popular”.

Confira a matéria completa do SC Acontece:

Foto: Prefeitura de Florianópolis/Reprodução