Campanha de ampliação do público-alvo para vacinar quem não se imunizou na idade recomendada não surtiu o efeito esperado
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina revela preocupação com a baixa adesão de adolescentes à campanha de ampliação da vacinação contra o HPV no estado. Segundo números divulgados pela Rede Nacional de Dados, mais de 202 mil adolescentes estão aptos a receber a vacina, mas apenas 1.335 doses foram aplicadas, o que implica na imunização de menos de 1% do público-alvo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Essa campanha de ampliação da vacina tem o objetivo de permitir que jovens e adolescentes que não se vacinaram na idade recomendada – de 9 a 14 anos – possam ser contemplados. A ação visa atingir o público que tem entre 15 e 19 anos e seguirá ocorrendo até o fim deste ano. “A ampliação da vacinação contra o HPV representa uma oportunidade para que mais adolescentes e jovens tenham acesso ao imunizante. Trata-se de uma vacina segura, eficaz e fundamental para prevenir diversos tipos de câncer e outras complicações causadas pelo vírus”, destaca Arieli Fialho, gerente de imunização da DIVE.
Importância da vacinação
O Papiloma Vírus, mais conhecido como HPV, é o principal causador de diversas doenças graves, como o câncer do colo do útero e as verrugas genitais. Portanto, é preciso se prevenir contra o vírus e a forma mais eficaz para o combate é vacinando adolescentes. A proteção precoce, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, reduz de forma significativa as chances de ocorrência do câncer que é um dos que mais impactam a saúde das mulheres no país e no mundo.
“A orientação é que toda a população-alvo procure a unidade de saúde mais próxima, levando documento de identificação e caderneta de vacinação. Ao ampliar o acesso ao imunizante, Santa Catarina reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e com a proteção das futuras gerações”, finaliza a SES.
Grupo é condenado a 40 anos por homicídio de jovem com deficiência em São José
Adolescente de 17 anos foi morto com 20 tiros por ser parente de um antigo desafeto da facção
O Tribunal de Júri da Comarca de São José condenou três homens pelo assassinato de um adolescente de 17 anos no bairro Vila Formosa, no início de 2021. A sessão foi finalizada na madrugada desta terça-feira (25) e sentenciou os autores a penas que, somadas, ultrapassam 40 anos de prisão. Eles já iniciaram o cumprimento da pena.





