4 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Estado lança licitação para construção da Barragem de Botuverá

Imagem: SecomSC/Divulgação
Obra deve levar até 2 anos e irá oferecer proteção a 450 mil pessoas no Vale do Itajaí

O Governo do Estado abriu nesta terça-feira (16) a licitação para a construção da Barragem de Botuverá, no Rio Itajaí Mirim. A estrutura é aguardada há décadas e deve beneficiar diretamente cerca de 450 mil pessoas nos municípios de Botuverá, Brusque e Itajaí. A obra integra o pacote de ações estruturantes em proteção e defesa civil, que também prevê a nova barragem em Mirim Doce e a reforma total das estruturas de Ituporanga, Taió e José Boiteux.

O valor da obra é estimado em R$ 156,5 milhões. A empresa responsável será selecionada por meio de concorrência eletrônica, pelo critério de maior desconto e no regime de contratação integrada, e será responsável tanto pela elaboração dos projetos quanto pela execução da obra. O prazo para envio das propostas vai de 17 de setembro a 15 de dezembro de 2025, com abertura e início da disputa no mesmo dia 15, a partir das 13h45.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A previsão é que a obra seja concluída em até dois anos, com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC). Todo o processo contará com acompanhamento da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade e da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.

O governador Jorginho Mello ressaltou a importância do projeto, classificando-o como um marco histórico. “Estamos investindo em infraestrutura para garantir a segurança da população e minimizar os impactos das enchentes. Essas barragens são uma resposta a um problema histórico e um passo significativo para a proteção das nossas comunidades”, afirmou.

Para o secretário da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a obra representa mais do que uma resposta técnica. “Estamos cumprindo a determinação do governador Jorginho Mello de cuidar das pessoas e das cidades. A nova Barragem de Botuverá representa mais do que uma obra de engenharia: é a segurança de milhares de famílias, é prevenção, é desenvolvimento. Com esse investimento de mais de R$ 156,5 milhões, estamos protegendo vidas e construindo um futuro mais resiliente para o Vale do Itajaí e para toda Santa Catarina”, destacou o Secretário.

O lançamento do edital da Barragem de Mirim Doce está previsto para até o fim deste ano. Também avançam os projetos de novas estruturas em Petrolândia, Pouso Redondo e Trombudo Central, ampliando a rede de contenção contra cheias em Santa Catarina.

Foto: SPDC/Divulgação

Aspectos técnicos da barragem

A Barragem de Botuverá será construída em concreto compactado com rolo (CCR), tecnologia que oferece alta resistência e durabilidade. A estrutura terá 40,8 metros de altura e 124 metros de extensão em sua crista, com capacidade de armazenamento de 20,2 milhões de metros cúbicos de água. Também contará com duas comportas, cada uma capaz de liberar até 250 metros cúbicos por segundo.

Essas características permitirão regular de forma eficiente as vazões do Rio Itajaí-Mirim, reduzindo o impacto das enchentes que historicamente atingem a região. O empreendimento foi planejado com base em estudos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e seguirá rigorosos critérios ambientais, incluindo a recuperação de áreas degradadas, gestão de resíduos da construção civil e revegetação com espécies nativas.

           

             

Florianópolis determina demolição de 27 quiosques e licitação para 8

Pontos operam sem alvará e pagamento de impostos em áreas públicas

A Prefeitura de Florianópolis informou nesta terça-feira (16) que determinou o fechamento de 27 quiosques em diferentes locais da cidade por uso irregular de áreas públicas. Outros oito pontos serão fechados e reabertos para concessões de uso. A medida foi adotada após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Continue lendo