18 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Segurança

Estado realizará dragagem do Rio Itajaí em Taió e Rio do Sul

Ações darão início ao programa “Proteção Levada a Sério” para mitigar impactos das cheias na região

As secretarias de Estado da Proteção e Defesa Civil e da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina irão realizar a dragagem dos rios Itajaí-Açú, em Rio do Sul, e Itajaí do Oeste, em Taió, com o objetivo de reduzir os impactos das cheias na região. A medida foi detalhada em uma reunião entre profissionais das duas secretarias nessa segunda-feira (20).

As ações voltadas ao aumento da resiliência do Estado frente aos eventos climáticos que vem impactando diversos setores como economia, social e infraestrutura integram o programa “Proteção Levada a Sério”, que já teve suas obras prioritárias para prevenir enchentes no Vale do Itajaí definidas pela Defesa Civil. O projeto está em fase de preparação para o lançamento.

Segundo o coronel Fabiano de Souza, secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, uma das primeiras intervenções será a dragagem dos dois rios, que irão abranger 8,2 quilômetros em Rio do Sul e 3 quilômetros em Taió. O objetivo é executar o serviço em toda a bacia do Rio Itajaí, começando por esses trechos. A expectativa é iniciar a dragagem até abril deste ano.

 

“Por determinação do governador Jorginho Mello, vamos executar as obras necessárias para auxiliar os municípios e milhares de famílias que sofrem toda vez que temos chuvas em alto volume aqui no nosso estado. Precisamos limpar as margens de rios e ribeirões e garantir a manutenção das barragens. Mas, é preciso um esforço conjunto com a população que também precisa cuidar com o descarte correto de lixos pesados, por exemplo, que acabam entupindo bueiros e chegando nos rios”, reforça o secretário.

O Governo do Estado também planeja executar obras de reforma das barragens existentes, com destaque para as intervenções em Ituporanga e José Boiteux. Uma empresa foi contratada para consertar as comportas da barragem em Ituporanga, enquanto a de José Boiteux passará por licitação para reforma.

 

Foto: Airton Fernandes/Ascom SDC

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança