Desfile será monitorado por 10 câmeras inteligentes que captam imagens faciais em tempo real
O Governo do Estado informou que o tradicional Desfile Cívico-Militar do Dia da Independência neste domingo (7) em Florianópolis contará com reforço de segurança com o uso de 10 câmeras de reconhecimento facial na orla continental. A atividade integra os testes de viabilidade técnica para a implantação da tecnologia e, em caso de aprovação, os equipamentos poderão operar de forma permanente no Bairro Estreito.
O sistema opera por meio de câmeras que captam imagens faciais em tempo real. Os dados são automaticamente cruzados com os bancos da Segurança Pública e, caso haja alguma restrição, o sistema emite um alerta para a central de monitoramento. A guarnição policial mais próxima é acionada, realiza a abordagem, confirma a identidade e, se necessário, efetua a detenção para os devidos procedimentos legais.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff, reforça que o objetivo do projeto é ampliar a capacidade de cobertura e de resposta rápida das forças de segurança no atendimento a ocorrências. Testes realizados em eventos, como o Carnaval de Florianópolis, a Festa do Pinhão em Lages e o aniversário de Balneário Camboriú comprovaram a eficiência da tecnologia, com mais de 15 prisões efetuadas e a identificação de pessoas desaparecidas.
O governador Jorginho Mello autorizou o investimento de R$ 40 milhões para atender, inicialmente, os 60 municípios catarinenses com mais de 26,5 mil habitantes, que concentram 76% da população e onde ocorreram 73% dos homicídios registrados em 2024. Nessa primeira fase, serão instaladas 1.000 câmeras com inteligência artificial para reconhecimento facial nesses municípios.
Posteriormente, o sistema contará com a construção de 10 grandes centros de processamento em todo o estado, equipados com servidores de alta capacidade e softwares capazes de suportar os sistemas ativos, como o Bem-Te-Vi. O objetivo é expandir a iniciativa para todo o território catarinense. “Em breve, o reconhecimento facial, por meio de câmeras com inteligência artificial, será realidade em todos os municípios catarinenses. O projeto já está em fase de licitação e esperamos iniciar a instalação dos equipamentos ainda antes do verão”, destacou Graff.
Após as comemorações do 7 de Setembro, os próximos testes de viabilidade técnica estão previstos para a Oktoberfest em Blumenau e para a Schützenfest, em Jaraguá do Sul.
Trânsito de Florianópolis tem bloqueios para desfile do Dia da Independência
Estacionamento em algumas ruas será proibido a partir da noite deste sábado (6)
Guarda Municipal de Florianópolis informa que os desfiles cívico-militares do Dia da Independência neste domingo (7) vão alterar o trânsito na Beira-mar Continental. A via ficará bloqueada para veículos entre 3h e 13h.