23 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Educação

Estudantes da Capital são beneficiados com aulas do projeto Robótica Educacional

O projeto Robótica Educacional foi implantando em 40 unidades da rede municipal de ensino de Florianópolis, e beneficia mais de 20 mil estudantes, que estão distribuídos entre as 38 escolas da Prefeitura e a Educação de Jovens , Adultos e Idosos (EJA) do Centro de Educação Continuada, na Ilha, e da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, no Continente.

A iniciativa visa estimular o pensamento computacional e ensinar habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação que enriquecem o processo de aprendizagem através de uma metodologia ativa que utiliza peças de LEGO Education.

Nas unidades educativas foram disponibilizados 2 modelos de conjuntos tecnológicos, com kits de robótica, que são alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possuem atividades que se conectam com a realidade.

 

Durante as aulas são utilizados os mecanismos da cultura maker, que remete à ideia de que todos podem criar objetos com as próprias mãos, e o trabalho em equipe, que permite que a garotada construa robôs e divida diferentes funções para realizar tarefas práticas.

A cada encontro os estudantes entregam seus projetos testados e finalizados. Após algumas aulas, eles são desafiados a criar o próprio protótipo conforme os conhecimentos adquiridos.

Os professores da rede municipal de ensino participaram de uma ampla capacitação, que os preparou para a vivência das aulas de robótica. O projeto também conta com orientadores educacionais especialistas na área que acompanharão os profissionais ao longo do ano letivo.

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação