26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Estudantes da UFSC desenvolvem carro elétrico que anda sem motorista

ERA-222 é o segundo veículo autônomo das Américas do tipo fórmula

Após três anos de pesquisa, alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lançaram na última semana um carro autônomo que dirige sozinho, sem necessidade motorista. O projeto foi desenvolvido pelo Ampera Racing, grupo sem fins lucrativos formado por estudantes da Universidade com o objetivo de elaborar protótipos de alto desempenho em mobilidade.

Movido por um motor elétrico, o protótipo ERA-222 foi projetado com tecnologia avançada de inteligência artificial, que faz a detecção de obstáculos e o planeja a trajetória sem controle humano direto. O carro da UFSC é o segundo veículo do tipo fórmula autônomo das Américas – o primeiro foi feito por uma equipe da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O desenvolvimento dessa tecnologia faz parte do Projeto Driverless, fundado pela engenheira mecânica Laíza Parizotto dentro do Ampera. A pesquisa começou no trabalho de conclusão de curso (TCC) de Laíza, quando apresentou o estudo “Detecção de cones com redes convolucionais para veículo autônomo de Fórmula SAE”, considerado um dos melhores TCCs já feitos no Centro Tecnológico da UFSC (CTC).

 

A iniciativa se oficializou em meados de 2021, quando o Ampera abriu o primeiro processo seletivo específico para a criação do veículo autônomo, e desde então se aperfeiçoou. O carro ERA-222 é equipado com um atuador na direção, para controlar o volante, um freio de emergência e um sistema de emergência remoto em caso de falha. Além disso, um sistema de câmeras inteligentes permite estimar a posição dos objetos e do próprio carro.

Sob orientação do professor Aldo von Wangenheim, os estudantes também contaram com apoio de outras entidades da UFSC: o Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica (Lapix), o Laboratório de Integração Software/Hardware (Lisha) e o Programa de Educação Tutorial – Metrologia e Automação (PET-MA). Foram diversas fazes de teste até a equipe conseguir fazer o carro andar sozinho.

Confira vídeo do ERA-222

Fonte: Agecom / UFSC
Foto: Ampera Racing

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação