Relatos dão conta de que ele é uma pessoa em situação de rua e age em diversas localidades dentro do campus Trindade; universidade não se pronunciou oficialmente
Os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Trindade, vivem dias de medo constante por conta da presença de um homem armado no local. Segundo relatos em grupos de Whatsapp, o suspeito, aparentemente em situação de rua e sob forte efeito de drogas, ameaça quem frequenta o espaço com uma arma branca. A equipe de segurança da UFSC, por meio da Secretaria de Segurança Institucional (SSI), já retirou o homem do local algumas vezes, mas ele retorna e volta a ameaçar os estudantes.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Ações do suspeito já foram registradas em vários pontos do campus, como nos arredores do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Tecnologia e Ciência (CTC) e, mais recentemente, em frente à Biblioteca Universitária. A situação causa medo nos alunos desses departamentos, que alertam os colegas para não frequentarem os locais quando o homem está presente. “Gente, quem tem aula no CCJ agora, não vem. Tem um homem armado aqui, está andando pelos corredores. Está um terror. Consigo escutar pessoas correndo”, alertou uma estudante.
De acordo com algumas pessoas que avistaram o homem, ele usa óculos, tem cabelo e barba longos, anda com roupas velhas e com uma mochila, parecendo uma pessoa em situação de rua. Armado com uma faca, ele caminha pelos corredores do departamento ameaçando homens e mulheres, independente do horário, podendo ser dia ou noite.
Resposta da UFSC
O Departamento Central dos Estudantes, DCE Luis Travassos, publicou uma nota nas redes sociais cobrando uma ação efetiva da reitoria, para que se responsabilize pela segurança dos estudantes e encaminhe para os órgãos responsáveis. A UFSC, por sua vez, foi contatada pela reportagem do Portal TVBV Online e respondeu por meio de nota que está acompanhando o caso desde a última segunda-feira (1).
A SSI e a PM já foram acionadas e abordaram o homem, no entanto, não foi constatada a prática de crime ou comportamento hostil, tampouco a posse de arma. “A Administração Central da UFSC e a SSI permanecem monitorando o caso e estão em contato com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para que, se necessário, sejam acionados os serviços de saúde especializados. Reiteramos que a Universidade mantém seu compromisso de zelar pela segurança da comunidade universitária e pelo patrimônio público”, finaliza a nota.
Vale lembrar que a segurança dentro do campus da UFSC é de responsabilidade da própria entidade, por meio da Secretaria de Segurança Institucional (SSI), que, se sentir necessidade, pode acionar a Polícia Militar de Santa Catarina. Esta recebeu a recomendação de atuar apenas quando acionada. “A Universidade conta com força de segurança própria que conhece as especificidades e atende as suas demandas. Graças ao diálogo mantido entre a UFSC e a Polícia Militar, firmou-se o entendimento de que a segurança própria da Universidade, em situações específicas, poderá recorrer ao trabalho especializado da PMSC na preservação da segurança e ordem pública”, diz uma nota da UFSC, publicada em 2023.
Empresas no Oeste são investigadas pelo tráfico de 10 toneladas de droga
Suspeito de liderar esquema foi preso em avião no Aeroporto de Guarulhos e teve R$ 25 milhões bloqueados
Quatro empresas em cidades do Oeste de Santa Catarina entraram na mira da Polícia Civil (PCSC) nesta sexta-feira (5) no âmbito da investigação sobre a responsabilidade pelo transporte de uma carga de 10 tonelada de maconha, apreendidas em junho deste ano. Uma pessoa foi presa e R$ 25 milhões foram sequestrados pela Justiça.