23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Política

Estudantes tomam posse como deputados no 32º Parlamento Jovem da Alesc

Fotos: Vicente Schmitt/Agência AL

Mais 40 adolescentes terão a experiência da rotina legislativa

Seguindo todo o rito oficial de instalação da legislatura, com direito a juramento e assinatura de termo de posse, 40 adolescentes assumiram mandato na 32ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A sessão aconteceu no Plenário nessa segunda-feira (10) e foi conduzida por Matheus de Oliveira Claudino, o mais velho dentre os participantes.

Durante toda a semana os jovens parlamentares vão experimentar a rotina legislativa. As atividades envolvem oficinas e palestras sobre oratória, protagonismo juvenil, democracia, elaboração de propostas, pareceres e votos. Também farão instalação e reunião de comissões, apresentação de propostas de lei a partir das discussões e sessão plenária nesta quinta-feira (13).

Gabriele Oliveira Soares, de 17 anos, deputada que representou os colegas na mesa de abertura da sessão de posse, disse que quis participar do programa pois ficou curiosa em entender o que faz uma deputada. Segundo ela, quer “aproveitar ao máximo” e repassar os conhecimentos adquiridos para os colegas de sua escola.

“Eu tenho me interessado cada vez mais pela política, em entender como as coisas acontecem. Conforme a gente vai crescendo a gente não pode só viver daquilo que nossos pais acreditam ou aquilo que a gente vai ouvindo sempre”, realçou Gabriele.

O projeto ocorre duas vezes ao ano e é organizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, que auxilia os adolescentes durante todo o processo.

Marlene Fengler, coordenadora da Escola, destacou que mais de mil propostas legislativas foram originadas no programa, sendo 48 projetos aprovados, que viraram lei. Também comentou a importância de programas como esse para preparar os jovens para a política, “projeto extremamente importante, que promove a democracia, que promove a cidadania”.

Parlamento Jovem

Toda a edição do projeto conta com a participação de oito escolas sorteadas, de diversas regiões de Santa Catarina. Nestas escolas, os estudantes interessados se candidatam para serem jovens parlamentares e são eleitos pelos seus colegas. Podem ser eleitos estudantes de ensino médio de até 21 anos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Escolas participantes

  • Colégio Marista, de São José, representando a Grande Florianópolis;
  • EEB Maria Terezinha Leoni, de Videira, representando o Meio Oeste;
  • Colégio Cenecista José Elias Moreira, de Joinville, representando a região Nordeste;
  • Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste, representando a região Oeste;
  • EEB Professor Manoel da Silva Quadros, de Canoinhas, representando o Planalto Norte;
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci, de Lages, representando o Planalto Serrano;
  • EEB Catulo da Paixão Cearense, de Sombrio, representando a região Sul;
  • EEB Manoel Henrique de Assis, de Penha, representando o Vale do Itaja