19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinübing convidado para comandar o BRDE

É dado como certo o nome do ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinübing, do União Brasil, para assumir o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), a convite do governador Jorginho Mello (PL). Atualmente, na função, o ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB). O cargo é de alta importância no contexto profissional e político. Vale lembrar que JP é partícipe do grupo de Gean Loureiro, adversário político do Governador, muito embora não esteja se opondo à indicação. Tão logo tenha chancelado o seu nome pelo banco, estará encaminhada a posse e o anúncio oficial de parte do Governo do Estado. A condição para que desempenhe a função no BRDE, é de que se desfilie, o que não impede de voltar a concorrer a prefeito de Blumenau. Resta saber por qual partido. Experiência política tem de sobra. Além de prefeito de Blumenau por duas ocasiões, deputado federal e estadual, e foi presidente do Badesc e secretário estadual da Saúde, na gestão de Raimundo Colombo (PSD). (Foto: Facebook de JPK)

Ministro da Justiça quer extradição de Bolsonaro dos EUA

Jair Bolsonaro / Foto: Joe Raedle / GETTY IMAGES NORTH AMERICA )

Faz dias que não trago na coluna temas da política nacional, exceto envolvendo pautas ligadas a alguns deputados federais. Tenho observado atitudes e falas de lideranças do atual Governo Federal, até mesmo do mais alto escalão, caso do ministro da Justiça, Flávio Dino. Recentemente se pronunciou dizendo que irá pedir para que os Estados Unidos extraditem o ex-presidente Jair Bolsonaro. Não há nenhuma sustentação jurídica nisso, a não ser alarido político. Por outro lado, falando de Bolsonaro, em breve irá retornar ao Brasil por conta própria. Será, sem dúvida, perseguido implacavelmente. No entanto, vem com uma proposta de percorrer o país levando a mensagem conservadora, de olho no pleito municipal, visando as eleições municipais. Quer arrebatar o máximo de lideranças que puder. Além dele, como presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro irá fazer o mesmo. Pelo que se sabe, cada um irá para um lado do País, e fazer a maior cobertura possível. Isso tudo parece estar assustando, os que notoriamente se acham donos do poder atualmente.

Registro I

Na tarde da última quarta-feira (1º), com a presença de autoridades brasileiras e italianas, foi lançada na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália. O grupo composto por 13 deputados estaduais quer estreitar as relações entre o estado e a Itália, visando parcerias e trocas de informações em várias áreas. A proposição é do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Registro II

Primeira reunião da CPI da Semasa / Foto: Ascom Câmara

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara de Vereadores de Lages, definiu no final da tarde desta quinta-feira (2), os nomes das principais funções. Para presidente foi eleito o vereador Dr. Heron Souza (PSD), e para relator, Jair Junior (Podemos). Foi a primeira reunião de trabalho oficial da CPI, formada por cinco vereadores. A proposta é investigar os contratos terceirizados da Secretaria de Águas e Saneamento (Semasa), em paralelo com as apurações deflagradas pela Operação Mensageiro, envolvendo supostas irregularidades na contratação de empresa de coleta de lixo na cidade, ligadas ao prefeito e secretários municipais.

Registro III

Jair Bolsonaro e Júlia Zanatta / Foto: Assessoria

A deputada federal Júlia Zanatta (PL/SC) participa nesta sexta-feira (3) do principal evento conservador dos Estados Unidos. O CPAC ocorre até o dia 4 de março e terá a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro. O evento é conhecido por reunir as lideranças mundiais mais influentes da direita. A Conferência de Ação Política Conservadora está sendo realizada em Washington DC e também será o palco do primeiro encontro dos ex-presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump após as eleições de 2022.