17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Ex-prefeito Elizeu Mattos articula retorno à Prefeitura de Lages

O emedebista Elizeu Mattos é tido como forte candidato à Prefeitura de Lages / Foto: Carla Rech

Elizeu Mattos (MDB) não esconde o desejo de voltar à Prefeitura de Lages. Ex-prefeito que acabou sendo preso em um episódio envolvendo denúncias de propina na Semasa, na chamada Operação Águas Limpas, em 2014. Chegou a ser condenado a 31 anos e sete meses de prisão. O tempo passou, e o recurso do emedebista pedindo a nulidade da sentença foi aceito pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), de forma que nada mais ficou devendo à justiça. Aliás, em todo o processo, ele alegou completa inocência. Em meio ao caos jurídico, também perdeu a esposa, acometida de um câncer, culminando depois com a renúncia ao cargo. Seja como for, livre das acusações, Elizeu se recuperou dos traumas e quer voltar à Prefeitura. Pretende provar à sociedade de uma vez por todas a sua capacidade administrativa, interrompida pelos fatos que se sucederam na época passada. Portanto, não tem medido esforços e vem trabalhando intensamente, participando de reuniões com as mais diversas classes da comunidade, especialmente em grupos partidários de jovens e de mulheres. Em dezembro passado, num encontro do MDB, em Lages, vou exaltado por mais de 500 pessoas presentes. Ele vem forte. O partido não abre mão da candidatura própria, e Elizeu Mattos é o principal nome na disputa em outubro.

Boa iniciativa: desburocratização dos serviços dos bombeiros

Descomplica CBMSC: decreto assinado pelo governador simplifica atividade de segurança contra incêndios / Foto: Eduardo Valente / GovSC

A sociedade catarinense, especialmente empreendedores, viram com bons olhos a adoção de novas formas de condução do serviço de segurança contra incêndio no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O governador Jorginho Mello assinou decreto neste sentido, no final da manhã desta última quarta-feira (24), na sede da FIESC. O compromisso da nova proposta recém instituída, é o de desburocratizar e agilizar os processos dos empreendedores. A iniciativa foi tomada após um estudo profundo nos seus procedimentos, sendo, portanto, percebida a necessidade da atualização da legislação. Jorginho Mello cumpre assim mais uma promessa de campanha. Os bombeiros continuarão efetuando os serviços, porém, a partir de agora de maneira mais otimizada. Segundo o Governador, com a mudança, que tem o slogan “Descomplica CBMSC”, na prática o cidadão catarinense continuará contando com a mesma qualidade do serviço e segurança, porém com mais agilidade em um processo mais simplificado.

“Prisão a quem consumir drogas nas ruas”, afirma João Rodrigues

Prefeito de Chapecó João Rodrigues  / Foto: Leandro Schmidt

O prefeito de Chapecó ganhou atenção redobrada esta semana ao afirmar durante uma entrevista numa rádio local, de que não vai multar o sujeito que fuma maconha, e sim prender. O assunto avançou quando ele relatou o fato de que quando esteve na praia surgiram as notícias de que Balneário Camboriú havia criado uma lei municipal para multar os consumidores de drogas. Em Chapecó uma lei similar também tramita na Câmara de Vereadores. Ao ser questionado sobre o que acha a respeito, João Rodrigues disse que não concorda e não vai fazer isso. Segundo ele tem que prender, e tratar como crime conforme a lei. Pois, quem está fumando na rua não é rico, e sim pessoas que nada tem, que roubam para manter o vício. Sendo assim, afirmou em alto e bom som que qualquer pessoa que for pega consumindo drogas em via pública será presa, mas, com a opção de ser internada e se tratar. Outro dia citou que está quase pronto um novo albergue para ajudar no tratamento de pessoas com algum tipo de dependência química. Um lugar em que as pessoas que queiram ficar voluntariamente, poderão morar e trabalhar em afazeres simples, como por exemplo, cuidar da horta, entre outras coisas, até a reabilitação completa. O prefeito João Rodrigues se notabilizou por ter implantado no município a internação involuntária de dependentes químicos.