12 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Policial

Ex-vereadora de cidade de SC que matou o próprio marido é inocentada

Fotos: Câmara de Vereadores de Paial/Reprodução e Redes sociais/Reprodução
Decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça (TJ) nesta quarta-feira (11)

A ex-vereadora do município de Paial, no Oeste de Santa Catarina, Adriana Terezinha Bagestan, foi inocentada da acusação de ter matado o marido, Sedinei Wawczinak, com um tiro na cabeça. A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça (TJ) nesta quarta-feira (11) e a ré foi colocada em liberdade.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Adriana respondia pelo crime de homicídio qualificado por recurso que impossibilitou a defesa da vítima, após denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). No entanto, segundo o advogado de defesa, Cleiber Renato Cagliari, a ex-vereadora viveu uma relação de cerca de 15 marcada por violência doméstica física, psicológica, moral e patrimonial.

Os jurados acolheram a tese da defesa de que Adriana agiu em legítima defesa e que, dadas as circunstâncias, não houve outra opção senão realizar o disparo contra o marido. O placar foi de 4 a 3 pela absolvição, mas a decisão ainda cabe recurso por parte do MPSC.

Relembre o caso

O caso aconteceu no dia 20 de junho de 2025, na casa onde o casal morava com dois filhos, de 12 e 6 anos de idade, em Paiol. Na ocasião, Adriana matou o marido com um tiro na cabeça enquanto ele dormia. Em seguida, ela fugiu do local.

Inicialmente, a Polícia Militar (PMSC) não localizou a ex-vereadora nem a arma utilizada. Os policiais entraram em contato com o pai da ex-vereadora, que informou que a filha havia deixado os filhos na casa da irmã, após supostamente confessar o crime. Algum tempo depois, Adriana foi encontrada e permaneceu presa preventivamente até esta quarta-feira, quando recebeu um alvará de soltura após a absolvição. Ela foi eleita para o cargo de vereadora em 2020 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

*Sob supervisão de Fernando Bortoluzzi

           

             

Surto do vírus Nipah levanta preocupações durante o carnaval no Brasil; entenda

Doença com letalidade de até 70% teve casos confirmados na Índia

A chegada do carnaval associada a notícias de que um vírus letal está em circulação em algum lugar no mundo não desperta boas lembranças nos brasileiros. Afinal, os primeiros casos de Covid-19 no Brasil foram registrados no começo de 2020, muito próximos…

Continue lendo