Otimismo é grande entre empresários dos setores de varejo, serviços e hoteleiro
O Carnaval de Florianópolis começou oficialmente nesta quinta-feira (12), com o cortejo do tradicional Enterro da Tristeza no Centro da cidade. O evento deste ano chega com grandes expectativas – tanto da grandeza da festa quanto dos retornos para a economia. Entre empresários dos setores de varejo, serviços e hoteleiro, o resultado esperado é maior do que o obtido no pico da temporada de verão.
Enquanto o comércio varejista projeta um crescimento de até 20% nas vendas em relação ao ano passado, bares e restaurantes esperam dobrar o faturamento, equipes e volume de atendimento durante os dias de folia. Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pela CDL Florianópolis com empresas associadas, que analisou as expectativas para o Carnaval de 2026. Entre os segmentos mais otimistas estão os bares e restaurantes do Centro Histórico, que engloba o Centro Leste – ponto mais quente da vida noturna na cidade.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“O Carnaval não é apenas um evento cultural. Ele amplia a circulação de pessoas, fortalece o turismo e gera oportunidades reais de consumo. A temporada não trouxe o movimento expressivo que esperávamos, e muitos comerciantes estão mais apreensivos com relação a isso. Mas mesmo com estratégias mais enxutas, o aumento do movimento local e de quem quer curtir a folia já impacta positivamente diversos setores”, avalia o vice-presidente da CDL Florianópolis, Rafael Salim.
O otimismo também é grande no setor hoteleiro. Com a expectativa da Prefeitura de Florianópolis de receber público de cerca de 1,5 milhão de pessoas, hospedagens em toda a Grande Florianópolis devem bater os 76% de ocupação – 6% a mais do que o esperado para janeiro, no pico da temporada. O levantamento com os empresários do setor foi realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Santa Catarina.
Segundo a diretora-presidente da ABIH-SC, a procura por hospedagens acompanha o investimento das cidades nas atrações para a folia. “Florianópolis com uma programação de carnaval muito interessante, investindo no carnaval como um evento que traz turistas para a cidade. Balneário Camboriú também, com show nacional gratuito, os bloquinhos, a programação de trios elétricos. Tudo isso é muito importante porque o carnaval é uma festa de alegria, então termos bons eventos, termos uma boa programação, traz para as cidades do litoral o fluxo de turistas ainda maior nessas datas”, afirma Margot Rosenbrock.
Folia que faz a diferença
Na edição do ano passado, as festividades do carnaval injetaram cerca de R$ 510 milhões na economia de Santa Catarina, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Somente em Florianópolis, foram 2 milhões de visitantes e 1,9 mil postos de trabalho formais e temporários diretamente ligados às atividades do Carnaval, segundo o Caged.
Em 2026, aproveitando a proximidade das datas do carnaval com a alta temporada de verão, a Prefeitura buscou posicionar a cidade no circuito nacional de pré-carnavais, ao lado de capitais como Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza, estendendo o tempo de faturamento dos estabelecimentos. O resultado foi mais de 35 mil pessoas no Pré-Carnaval Floripa, realizado na na Beira-Mar Continental nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
> Confira a programação completa dos blocos e Arenas do Carnaval de Floripa 2026
A programação contou com apresentações que arrastaram moradores e turistas nos blocos da Banda Eva, Xanddy Harmonia, Dazaranha e Monobloco no Trio Dragão, reconhecido como o maior trio elétrico do mundo. O evento também teve artistas e bandas que representam a diversidade musical e cultural da cidade. Já o carnaval de rua contará com atrações em arenas em nove bairros da cidade, inclusive com nomes nacionais de peso.
Empresários se preparam
Segundo o Núcleo do Centro Histórico da CDL, a preparação dos estabelecimentos para o aumento na demanda vai muito além da programação cultural e envolve mudanças operacionais estratégicas nos cardápios, nas equipes e no estoque. Um exemplo é o Tenda Brechó e Bar, no Largo da Antonieta, no Centro Leste da cidade. O estabelecimento precisou acompanhar o ritmo da preparação, que começou antes mesmo do Pré-Carnaval.
“Em um final de semana normal, operamos com cerca de cinco pessoas. No Carnaval, esse número dobra. O mesmo acontece com o faturamento diário: no sábado [de carnaval], a expectativa é chegar ao dobro de faturamento em comparação com finais de semana normais”, explica Samuel Thurow, proprietário do Tenda. No acumulado do mês, esse desempenho representa um aumento médio de cerca de 20% no faturamento.
Para dar conta da demanda, o planejamento inclui também o dobro na compra de insumos. O cardápio de comidas e bebidas ganha uma versão mais enxuta, focada em entregas rápidas, logística simplificada e melhor margem de operação. “No Carnaval, o número de vendas de alimentos e bebidas mais do que dobra. Por isso, toda a operação é pensada para oferecer agilidade, eficiência e boa experiência para quem está na rua curtindo a folia. Como resultado, vamos dobrar também o nosso número de funcionários no período”, completa.
O empresário João Pedro Carrion da Silva, sócio-proprietário do restaurante Izakaya Nankin, no Centro, compartilha desse otimismo. Segundo ele, o desempenho recente do negócio reforça a expectativa positiva para o Carnaval. “Em comparação com o mesmo período do início do ano passado, devemos encerrar os últimos 60 dias com um faturamento superior a 25%, o que amplia ainda mais a expectativa para o mês de fevereiro, com a chegada do Carnaval e uma nova onda de turistas”, afirma.
Veja mais na reportagem do SC Acontece
Vai pro Bloco? Confira dicas de hidratação e alimentação para curtir o Carnaval
Hidratação, alimentação equilibrada e atenção aos sinais de alerta do corpo são essenciais antes, durante e após a festa
Com a chegada do Carnaval, período marcado por longas horas de festa, calor intenso e consumo frequente de bebidas alcoólicas, é importante manter hábitos simples que garantem disposição e previnem problemas como desidratação, intoxicações alimentares e mal-estar, e além disso, consumir alimentos que ajudam a manter os níveis de energia estáveis por mais tempo.





