23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Explosão em cobertura de prédio em Jurerê assusta moradores

Bombeiros foram chamados para atender ocorrência, que não causou vítimas

Moradores do bairro de Jurerê, na capital Florianópolis, levaram um susto na manhã desta quarta-feira (10). Até mesmo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado para atender com urgência à ocorrência.

Já no caminho até o local, os bombeiros apuraram com  informações preliminares de que não havia grande perigo na situação.

Segundo o CBMSC, a explosão aconteceu no telhado de um edifício, e não causou danos materiais. O estrondo foi causado por cilindros de vidro que faziam parte do sistema de aquecimento de água do prédio.

 

Para que servem esses cilindros?

Cilindros ou tubos de vidro são utilizados em aquecedores de água a vácuo. A diferença deste sistema para os de placas solares planas é o isolamento da térmico. No aquecedor plano, o isolamento da tubulação é feito com fibras de lã ou fibras de vidro.

Já no sistema a vácuo, o isolamento é assegurado pela ausência de ar entre o tubo externo e o tubo interno. Após aquecida, a água é conduzida até boiler, o reservatório de água quente.

Entretanto, apesar de resistentes, os tubos de vidro podem não suportar a pressão interna do fornecimento de água quando ele acontece em volumes ou força muito intensa, ou houver um choque térmico entre a temperatura dos tubos e da água. Nesses casos, os cilindros podem acabar explodindo.

 

Fotos: CBMSC/Reprodução