Personagem fez história ao se tornar a primeira deputada negra da história do país
Há 124 anos nascia, em Florianópolis, Antonieta de Barros, uma das personagens mais da história de Santa Catarina e do país. A história dela é baseada na educação, a qual considerava uma ferramenta de transformação social. Além de professora, ela também atuou como jornalista e foi a primeira mulher negra eleita deputada estadual no Brasil, em 1932.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A morte precoce dela, aos 50 anos, motivada por complicações da diabetes, não impediu que a história fosse escrita e continuasse inspirando gerações até hoje. Como forma de homenagem, exposições ressaltando seu legado estão em exibição nesta sexta em Florianópolis.
Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, uma mostra reúne homenagens,, documentos e publicações que revelam a trajetória da primeira deputada negra brasileira. No Museu da Escola Catarinense,, a Terceira Mostra de Cartazes,, também celebra a trajetória de Antonieta de Barros. A repórter Taísa Kisiel, do SC Acontece, da TVBV, visitou essas duas exposições.
Confira
Telhado de igreja desaba e mata trabalhador em SC
Vítima não conseguiu sair a tempo e foi atingida na cabeça; outros dois ficaram feridos
Um homem morreu e dois ficaram feridos após a cobertura de uma igreja desabar na tarde desta quinta-feira (10) em Garuva, no Norte de Santa Catarina. A vítima fatal, identificada como Jailson de Souza, foi soterrada pelos escombros e não resistiu aos ferimentos.