21 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Família Acolhedora: Criciúma lança programa para proteger crianças e adolescentes

Imagem: Banco de Imagem
Famílias interessadas podem se inscrever para oferecer acolhimento temporário a menores em situação de vulnerabilidade.

O serviço Família Acolhedora é uma modalidade de proteção social para crianças e adolescentes lançada pela prefeitura de Criciúma, no Sul do Estado, que visa dar um lar temporário para crianças e adolescentes que vivem em um dos quatro lares de acolhimento para menores em situação de vulnerabilidade social do município. O programa foi lançado na última quinta-feira (17) e está com inscrições abertas para famílias interessadas em participar.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A iniciativa visa oferecer acolhimento familiar de até dois anos, com cuidado individualizado, até que seja possível o retorno à família biológica ou encaminhamento definitivo para outra família adotiva. O programa busca credenciar até 15 famílias acolhedoras para receber crianças e adolescentes. Para estar apto a se cadastrar é necessário:

  • Ter mais de 21 anos;
  • Residir em Criciúma;
  • Apresentar estabilidade emocional e financeira;
  • Ter disponibilidade de tempo;
  • Não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção;
  • Não apresentar histórico de violência ou dependência química;
  • Contar com a concordância de todos os maiores de 18 anos da família.

Como funciona o programa: 

O acolhimento ocorre mediante determinação judicial e não se trata de adoção, tendo em vista que é temporário. Após o credenciamento, as famílias acolhedoras participam de uma capacitação e são acompanhadas por uma equipe durante todo o período de acolhimento. Além disso, cada família acolhedora receberá um subsídio mensal de um salário mínimo por criança ou adolescente, destinado exclusivamente para cobrir as despesas com o cuidado e necessidades do menor acolhido.

O processo de credenciamento inclui análise documental, entrevista psicossocial, visita domiciliar e participação em capacitações. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Assistência Social de Criciúma, na rua Domênico Sônego, bairro Santa Bárbara.

*Com revisão de Bernardo Ebert

           

             

Tarifaço pode impactar vendas de suco de laranja, café, carne e frutas

Alerta é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de estabelecer uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos pode comprometer receitas do agronegócio brasileiro, provocar desequilíbrios de mercado e pressionar os valores pagos ao produtor. O alerta é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

Continue lendo