17 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Fazenda encontra 850 irregularidades em máquinas de cartão em comércios catarinenses

Foto: SEFSC/Divulgação
Prática ilegal mais encontrada foi o uso de aparelhos em nome de terceiros, para tentar burlar o pagamento de ICMS

O setor varejista de Santa Catarina foi algo de uma grande operação nas duas últimas semanas. Com o objetivo de combater irregularidades nos comércios, agentes da Secretaria de Estado da Fazenda estiveram em 1268 estabelecimentos comerciantes. Destes, 660, mais da metade, estavam irregulares. Ao todo, 850 infrações foram identificadas, resultando na autuação dos proprietários.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A irregularidade mais encontrada foi o uso de máquinas de cartão de crédito em nomes de terceiros. Essa prática é ilegal porque, segundo a Secretaria da Fazenda, leva ao desvio do faturamento real do estabelecimento e comprometem a arrecadação do ICMS, o que causa uma concorrência desleal entre os estabelecimentos. Ainda houve aquelas em que a chave PIX estava registrada em nome de sócios, cônjuges, funcionários ou mesmo empresas distintas daquelas que efetivamente estavam realizando as vendas.

“A atuação dos auditores fiscais protege as empresas que cumprem rigorosamente suas obrigações tributárias e preserva a igualdade de condições no mercado, evitando distorções causadas por práticas ilegais e combatendo a sonegação”, disse o Gerente de Fiscalização da Fazenda, o auditor fiscal Felipe de Pelegrini Flores.

O balanço da Operação Jogo Justo foi concluído pelo Fisco nesta quarta-feira (15) após cerca de uma semana de análise. A coleta dos dados foi realizada entre quarta (8) e sexta-feira (9) da última semana em comércios de todas as regiões do estado.

           

             

Caminhoneiro é resgatado sem vida debaixo de veículo capotado

Operação para retirada do corpo foi complexa e precisou de apoio de um maquinário para erguer o caminhão

Um caminhoneiro, sem a identidade confirmada até o momento, morreu na tarde desta quinta-feira (16), por volta das 14h30, após um capotamento no km 111 da BR-282, na altura de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. O corpo dele foi retirado entre as ferragens do veículo, que estava virado de ponta cabeça no momento da chegada das equipes de resgate.

Continue lendo