15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Gastronomia

Feira do Mel reúne mais de 200 produtores em Santa Catarina

Foto: Cristina Gallo

A 23ª edição acontece no Largo da Alfândega em Florianópolis

Na próxima quarta-feira (8), terá início a 23ª edição da Feira Estadual do Mel de Santa Catarina. O evento, reconhecido pela importância na promoção dos produtos regionais e no estímulo à economia local, acontecerá no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis.

Com um objetivo de aproximar produtores e consumidores, a feira oferece uma variedade de produtos da região a preços acessíveis. Além disso, destaca-se por ser um espaço crucial para a inserção de pequenos produtores familiares no mercado, impulsionando o setor e divulgando os méis e demais produtos das abelhas de Santa Catarina.

 

O evento contará com a participação de mais de 200 produtores provenientes de todas as regiões do estado, que estarão distribuídos em 26 estandes. Entre estes, nove serão ocupados por grupos de produtores que possuem unidades de envase e beneficiamento de produtos das abelhas, assim como marcas coletivas ou individuais. Ao todo, serão mais de 30 marcas de produtos expostos.

Um dos pontos altos da 23ª Feira Estadual do Mel de Santa Catarina é a diversidade de produtos oferecidos. Com mais de 100 tipos de méis disponíveis, os visitantes terão a oportunidade não apenas de adquirir o mel puro, mas também outros produtos derivados, como hidromel, cachaça de mel, bolos, bolachas, própolis, creme de cera de abelha, pólen, entre outros.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

A realização da feira é fruto de uma parceria entre a Faasc (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado e Prefeitura Municipal de Florianópolis. Além disso, o evento conta com o apoio do Sebrae/SC, Faesc/Senar/SC, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A abertura oficial do evento está marcada para quarta-feira, dia 8 de maio, às 10 horas da manhã, e o horário de funcionamento da feira será das 8h às 19h de quarta a sexta-feira, e das 8h às 12h no sábado. A expectativa é de que a 23ª Feira Estadual do Mel de Santa Catarina alcance êxito tanto em termos de público quanto de negócios, contribuindo para o fortalecimento contínuo do setor apícola estadual. Este evento também proporcionará uma maior compreensão sobre a riqueza das abelhas catarinenses, considerando que o mel produzido no estado já recebeu o reconhecimento como o melhor do mundo por seis vezes no congresso Apimondia, destacando ainda mais a qualidade e a excelência dos produtos locais.