14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Gastronomia

Fenaostra 2024: evento acontecerá nos dias 3 a 8 de dezembro

Foto: PMF

A 22ª edição trará shows nacionais, espaço infantil e gastronomia

A Festa Nacional da Ostra (Fenaostra) de 2024 já está com a data marcada. A 22ª edição da edição do evento será realizada de 3 a 8 de dezembro deste ano. A Fenaostra celebra a cultura da região litorânea da ilha através de uma das opções culinárias mais tradicionais de Florianópolis.

A festividade organizada pelo setor privado em parceria da Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, reúne diversas atrações além da gastronomia, como shows nacionais, feira de artesanato, espaço para crianças e ambientação típica açoriana.

 

“A Fenaostra, além de trazer visibilidade para a cidade como protagonista na produção, exportação e qualidade no preparo de ostras no Brasil, assume nessa oportunidade também um espaço de fomento à construção conjunta de grandes eventos na cidade. Quando damos espaço para a participação empresarial, é porque acreditamos no sucesso da festa e na possibilidade de consolidá-la como um estímulo à economia local”, explica a secretária de turismo, cultura e esporte, Zena Becker.

Em 2023, cerca de 40 mil dúzias de ostras foram comercializadas no evento, todas provenientes de produtores locais. Conhecida como a Capital Nacional da Ostra, Florianópolis, junto com outros municípios da Grande Florianópolis, é responsável por 90% do abastecimento do produto no Brasil.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O cultivo na região é reconhecido pela alta qualidade. Segundo uma pesquisa sobre Caracterização Analítica e Sensorial de Ostras Crassostrea gigas, realizada pelo Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Epagri/Cedap), as ostras da espécie Crassostrea gigas cultivadas em Santa Catarina destacam-se por sua riqueza nutricional. Em 100g de ostras (aproximadamente seis unidades), encontram-se cerca de 2,66mg de zinco, além de proteínas, ômega 3, cálcio, magnésio e potássio.