14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Tecnologia

Ferramenta com IA para investigar fraudes é apresentada pelo MPSC e UFSC

Foto: MPSC

O painel será disponibilizado às Promotorias de Justiça nas próximas semanas

Na última segunda-feira (8), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentaram o primeiro protótipo do Painel Inteligente Integrado Céos, focado em dados de licitações. O lançamento ocorreu durante a abertura do II Workshop do Projeto Céos, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.

O projeto Céos, iniciado em 2023, utiliza inteligência artificial para auxiliar as Promotorias de Justiça na investigação de fraudes em compras e contratações públicas. Durante a apresentação, o professor Jônata Tyska Carvalho, do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, destacou que o painel tem capacidade analítica para emitir alertas e identificar pontos de atenção, sem tomar decisões por conta própria.

 

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Promotor de Justiça André Teixeira Milioli, falou sobre avanços e a colaboração entre as instituições “É gratificante ver quanto tempo passou e quantas etapas foram superadas até aqui. Foram muitos contatos e muitas portas abertas para que pudéssemos avançar na confecção dessa ferramenta, que visa proporcionar mais eficiência às atividades desempenhadas pelos colegas da ponta”, afirma.

A equipe de desenvolvimento do projeto é composta por pesquisadores, técnicos e estudantes da UFSC, e está avançando em outras áreas de pesquisa, como a extração automatizada de informações de documentos e a análise de dados de ocupação de leitos de UTI.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O painel será disponibilizado às Promotorias de Justiça nas próximas semanas, inicialmente em uma versão básica, com melhorias contínuas previstas ao longo do projeto. O MPSC fornecerá um canal de comunicação para feedback dos usuários, visando aperfeiçoar a ferramenta no combate a irregularidades em licitações públicas.

O projeto Céos é uma parceria entre o MPSC e a UFSC, com financiamento e supervisão do MPSC, e tem duração prevista de 60 meses. A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos também participa como intermediadora do convênio.