9 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Cultura

Festival sertanejo reuniu 38 mil pessoas no Trapiche da Beira-Mar Norte

Foto: Thiago Kauê /SECOM

Evento contou com show do cantor Michel Teló

Nesse domingo (10), Florianópolis sediou a grande final do Santa Catarina Canta – Festival Sertanejo com aproximadamente 38 mil pessoas presentes no Trapiche da Beira Mar Norte. O evento percorreu 21 cidades das seis regiões catarinenses.

A inciativa é do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e teve como objetivo dar oportunidade para novos talentos catarinenses na música.

 

O festival foi lançado em abril deste ano e contou com 1.088 inscritos, mas apenas 400 cantores foram selecionados. Haviam na disputa cantores de diversas regiões do estado – Norte, Sul, Vale do Itajaí, Oeste, Serra e Grande Florianópolis.

Vencedores

O evento chegou ao fim com o anúncio dos vencedores. Weslen Bachega (Vale do Itajaí) foi 1º lugar na categoria geral e a dupla Kyara e Thaís (Oeste) levou o 1º lugar na infantojuvenil. O governador do Estado Jorginho Mello entregou os prêmios nas mãos dos vencedores.

O encerramento teve a participação da Camerata Florianópolis e do cantor Michel Teló, que subiram ao palco para encerrar a noite com chave de ouro. Além do prêmio de R$20 mil pela conquista, os talentos revelados poderão participar do espetáculo sertanejo da Camerata na temporada 2024/2025.

Ainda foram premiados segundo e o terceiro lugar de cada categoria: Duda e Camila – 2º lugar (Oeste) e Leo Bandeira – 3º lugar (Norte) na geral e Pedro Antônio Kuss e Vitor Leonardo – 2º lugar (Norte) e Maju Garcia – 3º lugar (Grande Florianópolis), na categoria infantojuvenil.

“Sabemos que um empurrãozinho pode ser importante para realizar os nossos sonhos. É isso que o Santa Catarina Canta fez. Nós fomos procurar em todas as regiões catarinenses aquela joia rara escondida e agora ela tem a oportunidade de mostrar para o estado inteiro seu talento”, informou Jorginho.

Critérios de avaliação

Para conquistar os jurados nas audições, os cantores precisavam surpreender com os seguintes critérios: técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com a plateia.

“Estamos muito felizes em apresentar esse belíssimo Festival ao ar livre, em um dos pontos mais bonitos de Florianópolis, e com a presença de um artista tão querido pelo público brasileiro como o Michel Teló”, destaca o maestro Della Rocca.