11 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Cláudio Prisco

Fiesc é uma das entidades mais poderosas do estado

Imagem: TVBV/Reprodução
Assista ao Comentário do Prisco desta quinta-feira (11)

A Fiesc é uma entidade muito forte e representativa em Santa Catarina, atuando na melhoria da educação no estado, qualificação profissional e tecnologia. Sua força fica evidente ao analisar o orçamento da federação, menor que apenas cinco dos 295 municípios de SC.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Ela também funciona com uma boa relação com o governo estadual. O ex-presidente, Mário Cezar de Aguiar, era muito ligado a Jorginho Mello, tanto é que é cotado para assumir o Invest SC e até ser o primeiro suplente de Esperidião Amin no processo de recandidatura ao Senado.

Essa relação entre estado e Fiesc promete continuar boa para os próximos anos. O presidente recém-empossado Gilberto Seleme é o primeiro da história natural do Oeste catarinense, assim como Jorginho é o primeiro governador da região.

Política

Além de ter muita força financeira, a Fiesc também é muito influente politicamente, posicionando-se de forma contundente em diversas pautas. Sobre uma das maiores polêmicas atualmente no estado, a entidade já deixou seu voto: é contra a vinda de Carlos Bolsonaro para disputar o Senado.

Veja

           

             

Operação prende membros de organização criminosa suspeita de furtos de gado

Investigação teve início depois que um produtor encontrou os restos de um animal de quase 500 kg no próprio terreno

Três homens foram presos nesta quarta-feira (10) no município de Itaiópolis, no Norte catarinense, suspeitos de participar de uma organização criminosa responsável por furtos de gado (abigeato). As investigações acerca do caso tiveram início em agosto de 2025, após um produtor rural denunciar a morte de um boi de alto valor genético, pesando quase 500 kg, dentro da sua propriedade com sinais de execução.

Continue lendo