13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Fim de semana vai surpreender com virada no tempo; confira a previsão

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Sábado será de tempo firme e calor na maior parte do estado, mas com chances de temporais isolados

A semana vai se encerrando nesta sexta-feira (26) com tempo encoberto na metade leste de Santa Catarina e temporais isolados em algumas regiões. Nesta manhã, áreas da Serra catarinense, como Capão Alto, Lages, Painel, São Joaquim e Urupema já registraram temporais com rajadas de vento.

Entretanto, o sábado (27) deve surpreender com uma virada no tempo na maior parte do estado. O sol e o calor retornam ao litoral e quem curte pegar uma praia já pode ir se programando para aproveitar bem o dia de tempo aberto. Confira a previsão do tempo para o final de semana.

 

Sábado

Neste sábado, o tempo firme e o sol predominam e as temperaturas voltam a subir em todas as regiões. A partir da noite, há chance de chuva e temporais entre o Planalto e o Litoral Sul, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, por conta da aproximação de uma frente fria que atua no estado vizinho. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

O vento sopra de quadrante norte pelo estado e, juntamente com a ausência de nebulosidade, as temperaturas se elevam consideravelmente, com máximas em torno de 30°C em praticamente todo o estado. Em pontos do Oeste, litoral e Vale do Itajaí as máximas variam de 31 a 34°C, valores que podem ser ainda maiores no Litoral Sul.

Domingo

Já no domingo (28), o avanço da frente fria deixa o tempo novamente instável em Santa Catarina a partir da tarde, principalmente na metade sul do estado. Há condições para temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências relacionadas.

O amanhecer deve ser abafado no estado e antes das chuvas as temperaturas se elevam, com máximas próximas de 30°C na maioria das áreas. Apenas entre o Planalto e o Litoral Sul, onde o tempo permanece fechado ao longo do dia, as temperaturas sobem pouco e não passam dos 23°C.

Próxima semana

A semana que vem inicia com tempo instável na segunda-feira (29), principalmente entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Na terça-feira (30), as instabilidades recuam e ficam concentradas no RS, fazendo com que o tempo firme e o calor voltem a predominar em boa parte de SC. Destaca-se que apenas nas áreas mais próximas ao estado gaúcho, principalmente no Extremo Sul de SC, há condições para a formação de instabilidades bastante isoladas.