26 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Esportes

Fim do Olímpico: Icônico estádio do Grêmio será demolido em 2026

Foto: Grêmio/Divulgação
Estrutura estava em ruínas e será destruída para construção de empreendimentos imobiliários

Em 2026, um dos estádios de futebol mais icônicos do país começará a ser demolido. O Estádio Olímpico Monumental, que por 60 anos foi a casa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, virá abaixo a partir deste ano, após uma década de abandono. A destruição foi adotada como medida  por conta da situação da estrutura, que se encontra em ruínas, causando risco para a população, e para dar lugar a novos projetos imobiliários por parte dos novos proprietários do terreno.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Situado no bairro da Azenha, o Estádio Olímpico recebeu a última partida oficial em 2013, quando o Grêmio venceu o Veranópolis pelo placar de 1×0, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho daquele ano. Depois disso, a equipe passou a utilizar a Arena do Grêmio como a casa oficial. E foi nessa mudança que a demolição começou a ser concretizada. A ideia inicial era fazer uma troca com a OAS, dona do terreno da Arena, na qual o Grêmio ficaria com a posse da nova casa e a empresa ficaria com o Olímpico.

No entanto, imbróglios judiciais impediram a troca e o acordo nunca foi estabelecido. Em 2025, um empresário assumiu parte das dívidas que o Grêmio tinha com a construção da Arena e, com isso, tornou-se o proprietário do terreno do Olímpico, o qual usará para construção de novos empreendimentos imobiliários. Já o clube caminha para ter a posse total da Arena.

História do Olímpico

O Estádio Olímpico Monumental foi inaugurado em 1954 e por 60 anos foi a casa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, um dos mais tradicionais times do futebol brasileiro. Desde a estreia no “Velho Casarão”, como era conhecido o estádio, o Grêmio empilhou vitórias e títulos. Jogando por lá, foram 1700 jogos disputados e 1159 vitórias, além de 381 empates e 227 derrotas. Os troféus também foram diversos: Campeão Intercontinental 1993, Bicampeão da Libertadores (1983 e 1995), Bicampeão Brasileiro (1981 e 1996), Tetracampeão da Copa do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001), além de outros.

O estádio também viu nascer Ronaldinho Gaúcho, um dos principais craques do futebol mundial nos anos 2000, que surgiu no Grêmio em 1998 e fez história mundo afora, sendo campeão da Copa do Mundo, da Liga dos Campeões e foi duas vezes eleito o melhor jogador do planeta. Além dele, vários outros craques que desfilaram o talento no gramado do Estádio Olímpico, como Renato Portaluppi, maior ídolo da história do clube, e Alcindo, maior artilheiro da história do estádio, com 129 gols em 186 jogos.

Além de jogos do Grêmio, o “Velho Casarão” também recebeu jogos da seleção brasileira. Foram quatro partidas, sendo que foram três amistosos e apenas uma partida oficial, válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil venceu o Paraguai por 1×0.

           

             

Sede do Conselho Tutelar volta a atender presencialmente após uma semana de suspensão

Prédio foi interditado temporariamente pelo MP por conta de problemas estruturais; prefeitura de Florianópolis garante condições de trabalho no piso térreo

Voltou a funcionar, nesta segunda-feira (26), o Conselho Tutelar do Centro de Florianópolis após uma semana fechado para atendimentos presenciais por conta de problemas na estrutura. O prédio, que funciona como uma estrutura da Assistência Social para garantir o direito das crianças e dos adolescentes, funcionava em situações precárias, com risco de incêndios por conta de problemas com a fiação elétrica.

Continue lendo