Jaraguá do Sul, Imbituba e Florianópolis são os berços de atletas que estarão na decisão
Mesmo sem times catarinenses disputando a Copa Libertadores da América, o estado de Santa Catarina estará muito bem representado na final da competição, marcada para o dia 29/11, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Ao todo, a decisão do torneio de clubes mais importante da América do Sul terá três personagens nascidos em SC e um que não nasceu por aqui, mas teve uma projeção importante no futebol jogando por um time catarinense.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Pelo lado do Flamengo, dois personagens com muita experiência no exterior são fundamentais na campanha da equipe até aqui. Um deles é o técnico Filipe Luís. Lateral-esquerdo com currículo consolidado no futebol europeu e brasileiro, o técnico tem a origem em Jaraguá do Sul, na região Norte de Santa Catarina. Filipe, inclusive, foi revelado nas categorias de base do Figueirense, de onde saiu rumo ao Real Madrid Castilla – segundo time do poderoso europeu. Além dele, Jorginho, meio-campista da equipe, também tem raízes em SC. Nascido em Imbituba, no Litoral Sul, o jogador iniciou a carreira no futebol italiano. Após anos atuando por lá, se naturalizou e defendeu a seleção do país, sendo campeão da Eurocopa de 2020. Foi só em 2025, ao ser contratado pelo Flamengo, que Jorginho atuou pela primeira vez como profissional no Brasil.
Já no Palmeiras, o manezinho Allan é quem vai representar o estado na final. Nascido e criado em Florianópolis, o atleta iniciou a trajetória nas categorias de base do Figueirense, ingressando na equipe sub-15 do clube. No ano seguinte, em 2019, ainda com idade para disputar a categoria, foi jogar no Palmeiras. Por lá, passou pelo sub-15, sub-17 e sub-20 da Academia de Futebol. Em 2025, chamou a atenção de Abel Ferreira e foi integrado ao elenco profissional, tendo diversas chances. Nesta quinta-feira (30), no jogo emocionante que classificou a equipe para a final, entrou como titular e fez uma partida de alto nível. Inclusive, foi nele o pênalti que originou o quarto e decisivo gol contra a LDU. Ao ser substituído, foi ovacionado e já é um dos “xodós” dos palmeirenses.
O Palmeiras ainda tem mais um nome com passagem importante por SC. O lateral-direito Khelven não é catarinense, mas iniciou a trajetória como jogador no estado. Nascido no Rio Grande do Norte, o atleta ingressou nas categorias de base do Guarani de Palhoça, equipe da Grande Florianópolis. Por lá, ele teve um desempenho que chamou a atenção do Athletico-PR, onde se apresentou com destaque, atuando em mais de 170 jogos e conquistando uma Copa Sul-Americana e uma Copa do Brasil. Depois, ele foi para o CSKA Moscou, da Rússia, e retornou ao Brasil para jogar no Palmeiras, onde é acionado em diversos jogos pelo técnico Abel Ferreira.
Homem é preso após ameaçar ex-companheira dentro de Fórum de Justiça
Crime foi cometido enquanto a vítima aguardava audiência de dois processos contra o ex-companheiro
Um homem foi preso em flagrante após ameaçar a ex-companheira dentro de um Fórum de Justiça, na tarde desta quinta-feira (30) no município de Curitibanos, na Serra Catarinense. O crime foi cometido enquanto a vítima aguardava para ser ouvida em dois processos contra o ex-companheiro.





