28 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Fiscalização apreende 670 kg de alimentos sem condições para consumo em SC

Foto: MPSC/Divulgação
Operação foi realizada em restaurantes e peixarias das regiões Norte e Sul da Ilha, em Florianópolis

Uma ação coordenada pelo Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores (POA) apreendeu 670 kg de alimentos de origem animal armazenados de forma inadequada e impróprios para consumo, em Florianópolis. A fiscalização aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro e mirou quatro estabelecimentos, entre restaurantes e peixarias, nas regiões Norte e Sul da Ilha.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo as equipes que realizaram a operação, um dos locais chegou a ser interditado por apresentar condições inadequadas de armazenamento e manipulação de produtos deste tipo. Os proprietários serão autuados e devem ter os estabelecimentos vistoriados novamente no futuro, com o intuito de identificar se houve mudanças no tratamento das mercadorias.

A ação desta semana foi realizada em conjunto com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Santa Catarina (CIDASC), Vigilância Sanitária, Serviço de Inspeção Municipal de Florianópolis e Polícias Civil e Militar. Segundo a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Promotora de Justiça Aline Restel Trennepohl, a participação integrada de órgãos é valiosa para assegurar os direitos e a saúde do consumidor.

“As operações conjuntas se revelaram valiosa ferramenta para proteger a saúde do consumidor, por aumentarem a interlocução entre os órgãos fiscalizadores e ampliarem a abrangência dos atos fiscalizatória, garantindo a cessação de práticas irregulares no mercado de consumo”, destaca.

POA

O POA é um programa realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina que visa garantir a segurança alimentar e proteger os direitos dos consumidores em Santa Catarina. A Promotora de Justiça Priscila Teixeira Colombo, titular da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital com atuação na área do consumidor afirmou que “essas operações ocorrem rotineiramente para garantir a qualidade dos produtos e o respeito às normas sanitárias na comercialização e no armazenamento dos produtos de origem animal”.

           

             

Mandados em operação que apura homicídio são cumpridos um ano após o caso

Crime foi cometido em São José no dia 28 de novembro de 2024 e foi motivado por tráfico de drogas

Exatamente um ano após um homicídio em São José, na Grande Florianópolis, um suspeito do crime foi preso e aparelhos eletrônicos foram apreendidos em mandados cumpridos nesta sexta-feira (28). O crime ocorreu no dia 28 de novembro de 2024, quando a vítima foi capturada dentro de uma casa noturna no município e morto na sequência. Segundo a investigação da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/DH) de Palhoça, o crime foi ordenado por uma organização criminosa por conta de um conflito ocorrido na “boca” onde atuava no bairro Pontal.

Continue lendo