17 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Serviços

Fiscalização identifica três irregularidades no despejo de esgoto em Florianópolis

Imagem: PMF/Reprodução
Prefeitura afirma que ações como esta serão mais comuns durante a temporada de verão, por conta do aumento da população na região

Uma operação realizada nesta sexta-feira (16) no bairro Ingleses, no Norte da Ilha, constatou diversas irregularidades no sistema de esgoto em três localidades. A ação teve o objetivo de combater ligações que não cumpriam as normas e orientar a população. Os proprietários dos imóveis flagrados receberam autos de intimação e terão que se adequar sob pena de multa em caso de reincidência em uma nova fiscalização.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Identificação de irregularidades

A ação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio da Blitz Sanear, em conjunto com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), ocorreu após moradores denunciarem lançamento irregular de esgoto em três principais pontos do bairro. Um dos locais funcionava como um estabelecimento de lavação de automóveis, mas sem as adequações exigidas pela legislação, como a inexistência de caixas separadoras de água e óleo e de caixa de gordura.

Na segunda vistoria, foi verificada a existência de um esgoto a céu aberto, que estava sendo despejado sob uma calçada. Já no terceiro caso, foi verificado que havia um material com coloração e turbidez atípicas em uma saída de drenagem próximo à praia. No entanto, não houve a confirmação de que se tratava de esgoto sanitário e isso será verificado em uma nova vistoria técnica.

“Estamos atuando para identificar a origem desses lançamentos e garantir que os imóveis estejam corretamente ligados à rede pública de esgoto ou utilizando sistemas individuais adequados. Esse trabalho é essencial para proteger o meio ambiente e a balneabilidade das praias”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.

Intensificação no verão

Segundo a pasta responsável pelas fiscalizações, as atividades serão intensificadas durante o verão, por conta do aumento da população e da pressão sobre os sistemas de saneamento, especialmente na região Norte da Ilha. Em 2026, a Blitz Sanear passa a integrar um novo ciclo de fiscalização conjunta com o programa Trato pela Grande Florianópolis, da Casan, ampliando o alcance das vistorias, o diálogo com a comunidade e as orientações para a correta destinação dos efluentes, com foco na proteção ambiental e na saúde pública.

           

             

Duas toneladas de maconha são encontradas em galpão às margens de rodovia

Não havia ninguém no local no momento da abordagem, mas foram encontrados indícios de permanência recente

Uma carga contendo quase duas toneladas de maconha embalada foi apreendida na madrugada deste sábado (17) em um galpão localizado no município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. No momento da ação policial, não havia ninguém no local e ninguém foi preso, mas a investigação segue para identificar suspeitos do armazenamento.

Continue lendo