24 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Serviços

Florianópolis abre inscrições para Condutores Ambientais Locais

Foto: Allan Carvalho/PMF
Profissionais irão atuar em Unidades de Conservação com potencial turístico orientando visitantes e contribuindo para a conscientização ambiental

Inicia nesta sexta-feira (15) o cadastro de Condutores Ambientais Locais em Florianópolis. Os profissionais irão atuar na condução de visitantes e na preservação ambiental das Unidades de Conservação (UC´s). A inscrição poderá ser feita pelo site da Prefeitura. Os candidatos considerados aptos irão realizar um curso e, após a conclusão, receberão autorização e credencial da prática.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Condutores Ambientais, conhecidos como guias de turismo em áreas naturais, são profissionais que atuam em espaços protegidos com potencial turístico. Eles orientam visitantes e interpretam aspectos ambientais e socioculturais, promovendo o turismo sustentável e a conservação do meio ambiente por meio da educação. O cadastramento é de iniciativa da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM).

Para efetuar o cadastro, é necessário a apresentação dos documentos que comprovam a capacitação profissional, conforme a Instrução Normativa FLORAM, n° 001/2010, e entrar com processo de Solicitação de Autorização Ambiental Diversa – Geral. A inscrição pode ser feita neste link.

A partir da segunda metade de outubro, os condutores considerados aptos irão realizar um curso de boas práticas em Unidades de Conservação para Condutores Ambientais Locais, promovido pela própria FLORAM. Logo depois, o condutor receberá a autorização da Fundação. Para a prática da profissão, será entregue também a credencial da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Atualização 21/08/2025 10h28: Os novos profissionais ainda não poderão atuar na Ilha do Campeche, elevada à categoria de Unidade de Conservação sob gestão municipal na última segunda-feira (18). Segundo a Prefeitura de Florianópolis, a Ilha possui um Programa de Monitoria Ambiental específico, acordado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à Justiça Federal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e qualquer regra sobre isso só poderá ser alterada no Plano de Manejo da UC.

*Com revisão de Fernando Bortoluzzi

           

             

Casal é investigado por fraude na obtenção de recursos da Lei Paulo Gustavo

Operação da Polícia Civil tem como alvo ex-funcionários da Prefeitura de Governador Celso Ramos

Uma operação da Polícia Civil (PCSC) contra o uso irregular de recursos da Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura teve como alvo um casal de ex-servidores da Prefeitura de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. Um ex-secretário também está entre os alvos da Operação ‘Backstage’, deflagrada na manhã desta sexta-feira (15).

Continue lendo