23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Florianópolis acende alerta para alagamentos com previsão de temporais para esta quarta

Prefeitura da Capital realiza monitoramento intenso das condições por meio da Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta quarta-feira (6) para temporais com chuva intensa e volumosa que devem atingir principalmente a metade leste do estado até esta quinta-feira (7).

Segundo a DC, a formação e avanço de uma frente fria traz estas condições condições para todas as regiões de Santa Catarina, principalmente a partir do final do dia. Os acumulados de precipitação podem gerar alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais.

O órgão alerta ainda para o alto risco de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar danos como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores em todas as áreas do Meio-Oeste até a Grande Florianópolis. Já no Oeste, Extremo Oeste e partes do Meio-Oeste e Planalto Sul, o risco para esses ocorrências é moderado.

 

A Prefeitura de Florianópolis afirmou que segue com o monitoramento intenso das condições climatológicas, por meio da Defesa Civil. Com a previsão, a atenção deve ser redobrada nas áreas de encosta, que têm a possibilidade de ficar com o solo mais encharcado e também com as ruas alagadas.

Equipes da administração municipal devem estar com maquinários, como hidrojatos, caminhões e escavadeiras, circulando pelas ruas que, eventualmente, estejam com problemas de alagamento. Além disso, ainda segundo a Prefeitura, as equipes da Secretaria de Assistência Social estarão preparadas para fornecer serviços de acolhimento para a população, se houver necessidade.

Em casos de emergências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.

 

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom