12 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Florianópolis celebra o Dia Internacional da Capivara com homenagem neste domingo

Fotos: Allan Carvalho/PMF
Evento contará com instalação de monumento em homenagem ao animal, além de programação gratuita para todos os públicos

Florianópolis celebra o Dia Internacional da Capivara com um evento especial no próximo domingo (14). Ele será realizado na Praça das Capivara, localizado na Estação Santa Mônica, das 11h às 17h. Realizada pelo Projeto CAPI – Capivaras na Ilha, a programação contará com a instalação de uma estátua-monumento em homenagem ao animal, dentre outras atividades gratuitas para o público.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A escultura está sendo construída de forma coletiva, com o interior preenchido com materiais recicláveis. Durante a comemoração, os visitantes poderão participar da pintura final do monumento, que simboliza a convivência respeitosa entre os moradores da cidade e os animais silvestres urbanos.

As atividades para todas as idades incluem oficinas e atividades para crianças, quiz ambiental com brindes, roda de conversa sobre a natureza e fauna urbana e intervenções artísticas. Além disso, será realizada a doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

A educadora ambiental Maria Aparecida Cabral de Sá, que faz parte da organização, destaca: “Este evento foi pensado para toda a família, oferecendo uma oportunidade de aprender e refletir sobre a importância de uma convivência harmônica com a natureza”.

O evento é organizado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEPEA) da Fundação Municipal e do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM). O Projeto CAPI – Capivaras na Ilha é uma iniciativa conjunta da FLORAM e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira a programação completa

  • 11h – Abertura oficial;
  • 11h às 17h – Exposição da Floram;
  • 12h às 14h – Oficinas e atividades para as crianças, pintura, brincadeiras e espaço criativo para crianças, plantio simbólico e doação de mudas;
  • 13h – Roda de conversa;
  • 14h – Quiz ambiental – Acerte e ganhe um brinde;
  • 15h – Interação da capivara no local;
  • 16h – Pintura do monumento da capivara;
  • 17h – Encerramento.

*Com revisão de Fernando Bortoluzzi 

           

             

Adolescente com histórico criminoso é morto a tiros no meio da rua no Oeste

Crime pode ter sido motivado por tráfico de drogas e envolvimento em organização criminosa, aponta PM

Um adolescente de 14 anos com histórico de tráfico de drogas, ameaça, injúria, posse de drogas e lesão corporal foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (11) em Chapecó, no Oeste catarinense. Segundo relatório da Polícia Militar de Santa Catarina, o crime foi cometido por um jovem de 21 anos, também com passagens policiais por tráfico e posse de drogas. A suspeita é de que o assassinato tenha sido motivado pela venda de entorpecentes e envolvimento com organizações criminosas.

Continue lendo