Chega a 8 o número de municípios que adotaram medida em decorrência do avanço do mar em 2025
A Prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência para enfrentamento aos danos provocados pela maré alta na madrugada de terça-feira (7) na Praia de Ingleses, no norte da Ilha. Pelo menos 12 residências foram danificadas e 300 metros de extensão da praia alargada foram engolidos pela ressaca.
O decreto tem como foco a restauração da região dos Ingleses, onde além das residências, postes de iluminação pública também foram comprometidos. No entanto, a medida abrange também praias do sul da Ilha, como Morro das Pedras e Campeche, onde houve movimentação dos molhes e erosão de paliçadas de contenção.
A situação de emergência tem vigência de 180 dias e prevê facilitar de obras de emergência e a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos prejuízos. De acordo com a Prefeitura, prioridade no momento é a remoção total de materiais da faixa de areia, além de articulação de soluções de maneira integrada com outras secretarias municipais e junto à Defesa Civil a nível estadual e nacional.
Segundo a Defesa Civil municipal, a situação da maré alta foi estabilizada ainda na tarde de terça-feira. Os estragos foram concentrados na região do Canto Sul da Praia dos Ingleses, onde cerca de 300 metros da orla foram arrastados pela erosão, que não chegou a afetar os outros 3 quilômetros de extensão. O local recebeu uma obra de engodamento no ano de 2023, com investimento de R$ 19 milhões, com o objetivo de conter a perda da faixa de areia.
Também na terça-feira, a Prefeitura de Itapema, no Litoral Norte, decretou situação de emergência após a maré alta destruir calçadões, quiosques e estruturas de contenção nas orlas da Meia Praia, Ilhota e Centro. São Francisco do Sul, na mesma região, também deve emitir um decreto. Esses municípios se somam a outros cinco que também precisaram entrar em estado de emergência em decorrência de episódios de ressaca e erosão marítima neste ano:
- Passo de Torres
- Balneário Barra do Sul
- Garopaba
- Itapoá
- Barra Velha
Empresário é preso em Florianópolis por vender peças de carros furtados
Chega a 11 o número de alvos presos durante operação de fiscalização em autopeças da PCSC
Um empresário dono de uma loja de autopeças foi preso na manhã desta quinta-feira (9) em Florianópolis, ao ser flagrado com componentes de 18 veículos de origem ilícita, sendo três deles com registro de furto. A prisão ocorreu no âmbito da 36ª fase da Operação 311.