3 de março de 2024
TV Barriga Verde
Esportes

Florianópolis irá sediar maior evento de bicicleta do país; confira

Encontro apoiado pela Prefeitura, é aberto ao público e ocorre de 15 a 19 de novembro

Depois de circular por oito cidades do país, agora chegou o momento de Florianópolis sediar o maior evento brasileiro da cultura da bicicleta, o Bicicultura 2023. O encontro presencial ocorre de 15 a 19 de novembro, na Capital que lidera o ranking malha cicloviária por habitante segundo a Aliança Bike.

Realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o encontro vai reunir diferentes atividades: palestras, oficinas, atividades artísticas, esportivas e acadêmicas, pedaladas e Biciculturinha. “Serão cinco dias para trocar experiências e contribuir com a promoção do uso da bicicleta nas cidades catarinenses”, avalia André Soares, representante da União dos Ciclistas do Brasil/SC e participante da comissão organizadora do Bicicultura.

A programação já tem confirmada a presença de 88 expositores, entre eles, Michel Mittmann, Secretário de Planejamento e Inteligência Urbana, que participa de um painel sobre Políticas cicloinclusivas sob a perspectiva das prefeituras. O Prefeito Topázio Neto também irá participar, na abertura oficial do evento, no dia 15/11 às 11h30. Ainda marcarão presença deputados de Santa Catarina e do Paraná – todos envolvidos no incentivo à utilização do modal.

 

Trata-se de um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras. É um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona.

Como proposta, a programação vai se dividir da seguinte forma: no dia 15, abertura do evento; e nos três dias seguintes, 16, 17 e 18, atividades gerais; e dia 19, domingo, encerrando o programa, a agenda será livre com promoção de pedaladas e passeios pela cidade.

Crescimento do espaço cicloviário na Capital

Atualmente, Florianópolis ocupa o primeiro lugar no ranking de ciclovias e ciclofaixas por habitante entre as capitais. O monitoramento realizado entre 2022 e 2023, pela Aliança Bike (Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas), demonstrou que o município disponibiliza mais de 22km de ciclovias e ciclofaixas a cada 100 mil habitantes. O dado é mais uma amostra do crescimento significativo do espaço cicloviário na Capital a partir de ações da Prefeitura de Florianópolis

A Capital conta com mais de 224 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e espaços compartilhados, e o objetivo é aumentar esse número. A fim de expandir os locais seguros para ciclos, o programa Mais Pedal atua na promoção da mobilidade urbana sustentável, em conjunto com a comissão Pró-Bici, que ampliará o canal de diálogo entre poder público e cicloativistas.

Foto: Guilherme Medeiros/PMF/Reprodução

Esportes

Esportes

Esportes

Esportes

Esportes

Esportes