20 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Saúde

Florianópolis negocia concessão de antigo aeroporto para instalação do Hospital Dia

O prefeito de Florianópolis Topázio Neto anunciou nesta segunda-feira (9) que a Prefeitura está negociando com o Floripa Airport a concessão do antigo aeroporto para instalação do Hospital Dia de Florianópolis, primeira estrutura hospitalar municipal.

O novo hospital deverá oferecer cirurgias e procedimentos de pequena e média complexidade. O espaço de atendimento possuirá estrutura de centro cirurgico e leitos de curta permanência, ocorrendo fora do ambiente hospitalar tradicional.

O prefeito Topázio Neto ressalta que segundo dados da vigilância municipal, está entre os principais cânceres que levam os Florianópolitanos a óbito, as doenças do aparelho intestinal.

 

“Sendo assim, ampliar a capacidade de oferta de exames endoscópicos tais como endoscopias e colonoscopias é fundamental. Além dessa meta, a oferta de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade também é um gargalo do SUS. Com a implantação do Hospital dia de Florianópolis, muitos desses procedimentos poderão ser atendidos sem a necessidade de aguardar em longas filas do hospital”.

O principal objetivo da implantação do Hospital dia é ampliar a capacidade municipal para oferta de serviços diagnósticos complexos e  realizar cirurgias eletivas ambulatoriais.

“Em serviços de hospital dia os pacientes costumam ingressar e ter tempo de permanência máximo de 12h, quando recebem alta. Todos os pacientes serão encaminhados pelas unidades da Atenção Primária em saúde e avaliados pelo sistema municipal de regulação”, explica a secretária de saúde da Capital, Cristina Pires Pauluci.

A unidade contará também com a oferta dos exames diagnósticos de apoio para pré-operatório e pós operatório imediato, tornando assim o processo de atendimento mais ágil e completo para o usuário.

Serviços Oferecidos

– Atendimento Médico Cirúrgico Especializado: em diversas áreas: cirurgia geral, cirurgia pediátrica, plástica não estética, cirurgia vascular, cirurgia ginecológica, otorrinolaringologia, urologia;
– Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais: procedimentos odontológicos sob sedação;
– Exames diagnósticos com sedação: exames endoscópicos, outros exames com uso de sedação;
– Outros Procedimentos: Biópsias em Geral, procedimentos dermatológicos
-Setor de Internação de curta permanência: Cuidados pré e pós operatórios com equipe de enfermagem e setores de apoio.
– Centro de diagnóstico por imagem e exames de apoio: radiografia, eletrocardiograma, ultrassonografia e tomografia.

Estruturas de apoio

– Farmácia para dispensação de medicamentos aos usuários na alta do serviço;
-Serviço de coleta de exames laboratoriais.

Foto: PMF/Reprodução

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde