3 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Política

Florianópolis pode ter locais históricos, praias, ruas e praças com nome de empresas

Foto: Andy Puerari/PMF
Projeto de lei proposto pela própria prefeitura foi aprovado na Câmara dos Vereadores

A Câmara dos Vereadores de Florianópolis aprovou o projeto de lei número 19169/2024 na noite desta terça-feira (2). O texto, que foi proposto pela Prefeitura da capital, permite que empresas possam ter seus nomes em eventos, praias e espaços públicos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A medida, conhecida como “naming rights”, foi aprovada com 15 votos a favor, quatro contra e quatro não registrados. O texto estabelece que a prefeitura poderá celebrar contratos de cessão onerosa com o setor privado para a nomeação dos locais. Em contrapartida, a empresa precisa realizar investimentos anuais em projetos do município.

Confira os eventos e locais que poderão ser comercializados:

  • Mercado Público Municipal;
  • Passarela Nego Quirido;
  • Praias da cidade;
  • Carnaval;
  • Réveillon;
  • Feira de Cascaes;
  • Fenaostra;
  • Ruas e parques.

O texto original não permitia que ruas, avenidas e praças fossem nomeadas, entretanto, uma emenda adicionada ao projeto definiu que as empresas também poderão nomear estes locais.

Ainda segundo o texto, a concessão dos direitos de nomeação só poderá acontecer por meio de licitação, com critérios previamente definidos pela prefeitura municipal. A empresa ainda poderá receber descontos no valor anual devido caso realize benfeitorias, promova atividades de interesse coletivo ou incentive ações voltadas aos usuários dos espaços públicos.

*Estagiário sob supervisão de Fernando Bortoluzzi

           

             

Não vendam nossas praias e a nossa história

Coluna Flávio Jr.

Existem coisas que não cabem em recibos, como vento que desenha dunas, o silêncio que a maré guarda como segredo e a memória que se esconde nas pedras, nada disso conhece lucro. Contudo, quando a caneta da lei se curva ao peso das cifras, um arrepio percorre a…

Continue lendo