23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Florianópolis receberá a 2ª edição do Festival de Circo; veja a programação

O Festival de Circo de Florianópolis chega a sua segunda edição e já tem data marcada para acontecer.

O Floripa Shopping será um dos picadeiros e palco dos grupos circenses convidados de outras cidades de Santa Catarina, e dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O shopping abrirá as portas para o Festival entre os dias 20 e 23 de outubro.

Sobre o festival

Democrático e gratuito. Com data marcada para acontecer entre os dias 20 e 29 de outubro, o público poderá conferir as apresentações em diversos locais da cidade: Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo, Teatro Álvaro de Carvalho, Centro Histórico e Parque Jardim Botânico. Com atrações diversas, a programação do Festival conta com espetáculos de curta e longa duração, de artistas locais e nacionais, distribuídos entre linguagens de palhaçaria, acrobacias, mágicas e malabarismo.

Entre os grupos convidados está o Circo Amarillo de São Paulo, companhia fundada em 1997 e referência da linguagem do circo contemporâneo na América do Sul, com os espetáculos “Experimento Circo”, no dia 22 e “Clake”, no dia 23, que mesclam linguagens de expressão teatral, música, dança e técnicas circenses.

 

De acordo com o diretor e ator da Cia, Marcelo Lujan, eventos que promovem e democratizam a arte circense são fundamentais para incentivar os artistas e atrair novos públicos. “É muito importante ter festivais como esse para fortalecer a arte circense. Estamos muito felizes em poder encontrar o público novamente”.

Do circo tradicional ao contemporâneo: programação para todos os públicos

A Cia dos Palhaços vem do Paraná para encenar o “Concerto em Ri Maior”, uma comédia musical que surgiu em 2005, a partir de jogos de improvisação de palhaço com a música. Do Rio Grande do Sul, no dia 28, o grupo Máscaras EnCena apresenta “Bando”. “La Perseguida” é o espetáculo do grupo Teatro VagaMundo, que através do Palhaço Rabito incentiva a interação com o público.

Os artistas circenses de Santa Catarina ganham destaque na programação. O Grupo Circar com o espetáculo “Iminência do Agora”, Cia Pé de Vento apresenta sua nova comédia “Desajustada”, a Cia Mútua traz o “Le Cirque de Pulgué”, Jorian Peçanha com “Show de Mágicas e Ilusionismo”, Companhia Lona Azul com “Gran Circo” e Diogo Álvares com “Mundo Mágico”, além do “Espetáculo de Encerramento”, com a Circocan.

Além dos espetáculos, a segunda edição do Festival de Circo de Florianópolis oferece vivências circenses, a partir da parceria das principais escolas de circo da região e para democratizar o universo do circo, alguns espetáculos serão apresentados em escolas municipais afastadas do centro da cidade.
O Festival de Circo de Florianópolis é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. Apoio cultural do Floripa Shopping e Hotel Porto da Ilha. Idealização, Organização e Produção da Marte Cultural.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

“É com esse espírito de diversidade e amor às pessoas que retomamos a realização de um festival único em Florianópolis. Um evento pensado para potencializar a ocupação da cidade pelas artes do circo em suas variadas tendências”, afirma Tailor Morais, diretor de programação da Marte Cultural, idealizadora do evento. Diante do sucesso da primeira edição realizada em outubro de 2019, a expectativa é que a segunda beneficie um público superior a 10 mil pessoas.

Segue abaixo a programação completa do festival:

20 de outubro, quinta-feira às 19h30 no Floripa Shopping:
Extrambólico – Cia Dale Circo

21 de outubro, sexta-feira às 19h30 no Floripa Shopping:
Le Cirque de Pulgué – Cia Mútua

22 de outubro, sábado no Floripa Shopping:
Às 14h – Vivência de Circo para Crianças – Circocan;
Às 16h – La Perseguida – Teatro Vagamundo;
Às 17h – Encantos Mágicos – Circo da Goiaba;
Às 18h – Experimento Circo – Circo Amarillo.

23 de outubro, domingo no Floripa Shopping:
Às 15h – Mundo Mágico – Diogo Álvares;
Às 16h – Showcase – Circocan;
Às 17h – Concerto em Ri Maior – Cia dos Palhaços;
Às 18h – Clake | Circo Amarillo.

24 de outubro, segunda-feira, às 19h na Escola de Circo Lona Azul (Rua Inácio Pereira Neves, 612, Areias, São José):
Aula Aberta de Acrobacias para Iniciantes (a partir dos 15 anos)

25 de outubro, terça-feira às 18h no Teatro da UBRO:
Workshop “Palhaçaria e Comicidade” com Vanderleia Will (Dona Bilica);
Inscrições no site.

26 de outubro, quarta-feira às 20h30 no Teatro Pedro Ivo Campos:
Iminência do Agora – Grupo Circar;
Ingressos no site.

27 de outubro, quinta-feira às 20h30 no Teatro Álvaro de Carvalho:
Desajustada – Cia Pé de Vento;
Ingressos no site.

28 de outubro, sexta-feira às 18h30 no Centro Histórico:
BANDO (cortejo) – Cia Máscara em Cena

29 de outubro, sábado no Parque Jardim Botânico:

Às 14h – Vivência de Circo para Crianças e Adultos – Circocan;
Às 16h – Pacacoenco – Palhaço Pacacoenco;
Às 17h – Gran Circo Lona Azul – Lona Azul Produções;
Às 18h – Show de Mágicas e Ilusionismo – Jorian Peçanha;
Às 19h – Espetáculo de Encerramento – Acrobacias Aéreas – Circocan

Todas as atrações serão gratuitas

Classificação Etária: os espetáculos Desajustada (Dona Bilica) e Iminência do Agora (Grupo Circar) possuem classificação etária indicativa para 16 anos. Todos os demais espetáculos possuem classificação indicativa Livre.

O Floripa Shopping está localizado às margens da SC 401 e investe diariamente em ações para aproximar o público. O empreendimento disponibiliza estacionamento gratuito no horário do almoço, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 11h às 14h. Para ficar por dentro de todas as novidades acesse o site do shopping.

Foto: Festival de Circo de Florianópolis/Divulgação.