Novo espaço vai facilitar encaminhamentos para internação involuntária quando necessário
A Prefeitura de Florianópolis vai inaugurar o Ambulatório para Pessoas em Situação de Rua (PSR) na manhã desta sexta-feira (5). A unidade passará a operar a partir das 10h, na Passarela da Cidadania, região central da cidade. O espaço também deverá facilitar o processo de encaminhamento de pessoas em situação de rua para a internação involuntária quando necessário.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a prefeitura, o local vai contar com atendimentos de saúde em geral, apoio psicossocial e acompanhamento especializado de cada caso do início ao fim. O objetivo é garantir que essas pessoas possam ter autonomia novamente.
As equipes de acolhimento deverão aplicar escuta qualificada, estratégias de abordagem e encaminhamentos para tratamento de transtornos psíquicos e dependência de drogas. Outro foco desta iniciativa é promover maior integração para a rede de saúde ao conhecer mais de perto as principais vulnerabilidades deste público.
O ambulatório ainda vai possuir um local específico para realizar a avaliação de pessoas que precisem de internação involuntária, além de médicos e enfermeiros especializados em lidar com pacientes que apresentam comportamentos agressivos.
Segundo o prefeito Topázio Neto, cerca de 2 mil vagas em clínicas particulares estão sendo contratadas para ampliar as internações involuntárias. “As pessoas ficarão fazendo tratamento por pelo menos 90 dias, um tratamento completo para se livrar do vício em álcool e drogas”, explicou Topázio.
Carro vai parar sob caminhão e motorista é resgatado em estado grave
Vítima precisou ser levada às pressas de helicóptero para o hospital
Um acidente entre um carro e um caminhão deixou um homem de 32 anos em estado grave no final da tarde desta quarta-feira (4) na SC-157, entre Chapecó e Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina. A vítima precisou ser transportada…