17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Floripa 351 anos: Maratona Cultural, Mercado Público e corte de bolo; veja programação

Data será marcada pela entrega de obras e programações culturais pela cidade

A Capital catarinense comemora seus 351 anos neste sábado (23), e terá uma série de programações e entregas durante o dia. Entre as mais aguardadas, a Maratona Cultural irá agitar o público com atrações nacionais ao longo dos dias 22, 23 e 24, como Pitty, Maria Rita e Cláudia Abreu, com sua peça Virgínia. Desta vez, o palco principal será no Aterro Baía Sul, em frente ao antigo Terminal de Ônibus. Especialmente no aniversário de Florianópolis, a Maratona tem programações em toda cidade.

Confira a reportagem do SC Acontece desta quinta-feira (21)

 

Amanhã, uma das atrações nacionais, Pitty é recebida por Floripa. Dona dos hits “Equalize” e “Na Sua Estante”. A artista de Salvador (BA) começa seu show às 21h e antes dela, um manezinho já está na área. Dazaranha estará por lá desde às 19:30h. A atriz Cláudia Abreu traz sua peça “Virgínia”. A programação acontecerá no Centro Integrado de Cultura (CIC), na sexta-feira, às 20h.

No dia do aniversário (23), o grupo Pato Fu leva rock alternativo ao local do evento. Com músicas sucessos dos anos 90, um de seus sons é “Sobre o Tempo”. O grupo Boogarins também leva rock aos palcos da maratona com músicas como “Foimal” e “Doce”. Os shows acontecem, respectivamente, às 18 e 20 horas. Após a data especial, no domingo (24) as atrações não param. Maria Rita leva aos palcos seus maiores sons, como “Camarão Que Dorme a Onda Leva” e “Tá Perdoado”. O show está previsto para às 20h. No CIC, os Franco-brasileiros Dos à Deux, levam a peça “Enquanto você voava, eu criava raízes”.

 

Programações dos 351 anos de Floripa

Também no sábado, o tradicional corte do bolo será às 9h, na inauguração da urbanização do Parque do Abraão e Skate Park, o primeiro do Continente, que tem a segunda maior pista do tipo de Santa Catarina. A partir de agora, as estruturas poderão ser usadas pelo público em geral. A inauguração também contará com participação de projetos sociais em Florianópolis.

“Com 351 anos, Floripa é uma cidade jovem que inova e se renova a cada dia. Nosso aniversário está repleto de programações culturais e entregas para a nossa população ter momentos de lazer. Parabéns Floripa e a todos que vivem aqui”, declara o Prefeito Topázio Neto.

Também foi mantida uma parte da estrutura que já existia no Parque do Abraão, embora nem tudo de forma idêntica ou no mesmo lugar de antes das obras. Exemplos disso são a pista de caminhada e a horta comunitária. A pista era em terreno natural e passou a contar com piso em concreto com definições tanto para caminhada quanto para ciclovia, e a horta foi ampliada. No mais, a área ainda tem playground, campo de futebol e academia de ginástica, ou seja, diversão garantida para pessoas de todas as idades. O investimento foi de mais de R$ 4,9 milhões.

Entrega do engordamento de Jurerê

Após o evento no Abraão, haverá a entrega oficial do engordamento da praia de Jurerê, às 12 horas. A obra é a maior do tipo já executada na cidade e, ainda assim, a que levou menos tempo: exatos 44 dias.

O alargamento de Jurerê, iniciado em 26 de fevereiro, ocorreu nos 3,38 km entre o costão do lado tido como Internacional até cerca de 50 metros do costão do trecho conhecido como Tradicional que faz divisa com Canajurê. Nessa extensão foi espalhado um volume de 500 mil metros cúbicos de areia, que foi “puxado” do fundo do mar dali mesmo pela draga holandesa Lesse.

Após as obras, a praia de Jurerê, que em alguns pontos não tinha mais faixa de areia dada a erosão costeira, passou a contar inicialmente com 40 metros de largura em toda a extensão contemplada. Sendo que a expectativa é a de que essa faixa se estabilize em 30 metros com a conformação natural pela maré meteorológica dentro de sete anos.

Confira a programação Completa

6h: Corrida Chão da Cidade
Centro

Inauguração do Parque do Abraão
Abraão
9h

Entrega do Alargamento de Jurerê com Pescadores
Jurerê
12h

Ricaldinho da Ilha
14:30h
Parque Walter Lang

Danki Fight Show
22h
Stage Music Park

Durante todo o sábado:
Atrações do Mercado Público e Maratona Cultural.

Mercado Público

23 de março

11h30 – Samba Show da Polícia Militar
Local: Vão Central

12h30 – Parabéns a Florianópolis – 351 Anos
Local: Vão Central

12h30 – Samba da Ilha
Local: Balcão Mané | Ala Sul

14h – Grupo Nosso Samba
Local : Vão Central

10h às 14h – Exposição: “Alma da Cidade e Intervenção” – Artista Plástica Daisy Américo
Local : BOX 32 | Ala Sul

Mural da Cultura

9h às 14h – Exposição “Tempo e Memória” | Fotografias de Cid Junkes e do Acervo do IHGSC
Local: Ala Norte do Mercado Público

13h às 18h – “Expedição Natureza da Ilha”, do fotógrafo Zé Paiva.
Galeria De Arte Do Mercado Público | Sala José Cipriano Da Silva

10h às 18h – Demonstração e venda de Renda Bilros
Local: Armazém das Rendas | Ala Norte

O Mercado Público de Florianópolis estará aberto funcionando normalmente.

 

Foto: Guilherme Bento/PMF