Homem integrava organização criminosa que realizava cobrança violenta de dívidas
Um integrante de uma facção gaúcha foi preso nesta quinta-feira (27) em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, por envolvimento em sequestros, torturas e extorsões na cobrança violenta de dívidas ligadas ao tráfico de drogas e agiotagem em Caxias do Sul (RS). A prisão ocorreu simultaneamente a outras realizadas no município gaúcho na operação Omertà, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo as investigações, agiotas contratavam um torturador e seus comparsas para intimidar, ameaçar e agredir vítimas. O alvo principal foi preso na primeira fase da operação. No celular dele, os policiais encontraram vídeos que mostravam agressões e ameaças contra pessoas mantidas em cativeiro entre maio e agosto deste ano.
A partir dessas imagens, a PCRS identificou um segundo integrante do grupo, responsável por auxiliar nos sequestros, na logística e na gravação das torturas. Ele havia fugido para Santa Catarina, onde acabou sendo localizado e preso pela Polícia Civil catarinense.
A operação Omertà cumpriu sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão, entre eles o de um homem apontado como responsável por contratar o torturador e ordenar as agressões. Um terceiro homem também foi detido por atuar nas cobranças violentas, incluindo um episódio em que obrigou uma vítima a ficar de joelhos diante das filhas, apontou uma arma e registrou a ameaça em vídeo.
Ao todo, cinco pessoas foram detidas durante a operação. As buscas resultaram ainda na apreensão de entorpecentes, celulares, máquinas de choque, um pé de cabra, um bastão e roupas semelhantes às usadas nas gravações. Segundo a PCRS,o nome “Omertà” faz referência ao código de silêncio da máfia italiana, simbolizando o caráter violento e clandestino do grupo investigado.
*Com revisão de Fernando Bortoluzzi
Programa Zera Dívidas 2025 da Casan começa na próxima segunda-feira; veja novidades
Débitos vencidos até o dia 31 de julho poderão ser negociados e pagos em até 60 parcelas
O programa Zera Dívidas da Casan começa a edição 2025 na próxima segunda-feira (1º) e terá mudanças importantes em relação aos últimos anos, como descontos maiores para os devedores e possibilidade de renegociação online. O programa dá a oportunidade para clientes colocarem as contas em dia e iniciar o ano sem pendência até o dia 28 de fevereiro.





