Garrafas foram encontradas em 2 de 3 estabelecimentos fiscalizados
Uma força-tarefa integrada apreendeu 11 garrafas de bebida alcoólica com suspeita de falsificação em estabelecimentos da Grande Florianópolis na última quinta-feira (16). A ação ocorre em meio à série de casos de intoxicação por metanol no último mês, associados a bebidas falsificadas.
A operação mobilizou agentes da Polícia Civil (PCSC), Procon/SC, Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP) e Polícia Científica. A equipe vistoriou dois estabelecimentos no bairro Campeche, em Florianópolis, e um em São José.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a PCSC, as garrafas com suspeita de falsificação foram apreendidas em dois dos três estabelecimentos fiscalizados, que não foram divulgados. O material foi encaminhado à Polícia Científica para realização de perícia técnica que irá confirmar a autenticidade e segurança dos produtos.
Caso alguma falsificação seja comprovada, os responsáveis pelos estabelecimentos fiscalizados poderão responder por crimes contra propriedade imaterial, crimes contra as relações de consumo e crimes contra a ordem tributária. As penas previstas variam de dois a cinco anos de prisão, além de multas.
Riscos à saúde pública
Além da possibilidade de contaminação por metanol, bebidas falsificadas representam grave ameaça à saúde dos consumidores por não passam por controles de qualidade e fiscalização sanitária obrigatórios. Os riscos destes produtos estão ligados à possibilidade de existência de outras substâncias tóxicas, concentração inadequada de álcool, contaminantes químicos e compostos nocivos ao organismo, com potencial de causar danos irreversíveis à integridade física.
Até esta segunda-feira (20), 47 casos de intoxicação são por metanol foram confirmados nos estados de São Paulo (38), Pernambuco (3), Paraná (5) e Rio Grande do Sul (1). O número de óbitos confirmados chega a 9, sendo 6 em São Paulo, 2 em Pernambuco e 1 no Paraná. Outras 57 notificações e 7 mortes seguem em investigação. Até o momento não foram registradas notificação em Santa Catarina.
Menor tenta invadir penitenciária com celulares, maconha, whey e creatina
Adolescente foi flagrado por drone da Polícia Penal próximo à unidade na Grande Florianópolis
Um menor de idade foi apreendido na madrugada desta segunda-feira (20) enquanto tentava invadir a Colônia Agroindustrial de Palhoça, na Grande Florianópolis, carregando uma mochila cheia de materiais com entrada ilícita. O adolescente foi detido após a Polícia Penal descobrir sua localização com o uso de um drone.