Caso gerou grande comoção na comunidade e, após a denúncia do Ministério Público, o proprietário foi preso
Cerca de 70 cães foram acolhidos, vacinados e receberam atendimento veterinário após serem encontrados em condições extremamente precárias em um sítio no município de Biguaçu, na Grande Florianópolis. A situação resultou na prisão definitiva após a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra o proprietário do local, além de uma força-tarefa que promoveu a limpeza completa da área e o resgate dos animais. A situação havia sido flagrada no dia 8 de agosto de 2025, e gerou grande comoção na comunidade.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os cães viviam abandonados em um ambiente insalubre, em espaço reduzido, sem ventilação adequada e expostos a resíduos orgânicos. O cenário era considerado propício à disseminação de zoonoses, oferecendo risco tanto à saúde dos animais quanto à saúde pública. Durante a fiscalização, também foram encontrados animais mortos armazenados dentro de uma geladeira, em condições totalmente impróprias, o que representava risco à proliferação de bactérias e vetores. No entorno, o acúmulo de entulhos e materiais favorecia a presença de insetos e roedores, além do risco de contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas pela infiltração de dejetos.
Diante da gravidade da situação, o proprietário do sítio foi preso em flagrante pela Polícia Militar Ambiental, suspeito do crime de maus-tratos contra animais. O caso foi identificado a partir de uma representação apresentada por uma entidade de defesa animal, o que motivou a atuação integrada de diversos órgãos públicos.
Todos os animais vivos foram resgatados, cadastrados, submetidos a avaliação clínica e encaminhados para locais de hospedagem na região. Os animais encontrados mortos foram recolhidos para a realização de necropsia. As estruturas existentes no imóvel foram demolidas com a anuência do proprietário, e a área passou por limpeza completa. O terreno também foi pulverizado com produto específico para a eliminação de pulgas e carrapatos, reduzindo riscos sanitários remanescentes.
Apesar da prisão em flagrante, o responsável pelo local não permaneceu detido e passou a responder ao caso em liberdade, com algumas restrições. Com o avanço das apurações, o Ministério Público ofereceu denúncia criminal pelo crime de maus-tratos a animais, que foi recebida pelo Poder Judiciário, tornando o acusado réu em ação penal. Embora o inquérito civil tenha sido arquivado em 27 de janeiro, após a eliminação dos riscos ambientais e sanitários, o processo criminal segue em andamento, e o réu pode ser condenado à pena de dois a cinco anos de reclusão.
A força-tarefa contou com a participação da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu (FAMABI), da Secretaria Municipal de Obras, da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), do Departamento de Bem-estar Animal (DIBEA) e da Vigilância em Saúde do Município.
Atacante ex-Figueirense é anunciado por clube onde Maradona foi rei
Alisson Santos tenta mais minutagem na Europa, após ter passagem com média de apenas 22 minutos por jogo no Sporting
O atacante Alisson Santos, que teve passagem pelo Figueirense em 2024, deixou o Sporting e vai jogar pela equipe italiana da Napoli. O brasileiro chega à terra onde Diego Maradona foi rei com o objetivo de ter mais minutos em campo, tanto em jogos da Serie A (Campeonato Italiano) quanto na Coppa Italia. A transação pode ser benéfica ao Figueirense, visto que o clube tem direito a parte de futuras negociações por conta do atleta ter passado pelo clube com menos de 23 anos.













